quinta-feira , 3 de dezembro de 2020

16,6 mil Profissionais de Hospitais Públicos Foram Testados para Covid-19

Balanço parcial apresentou 485 casos positivos para a doença

Os profissionais que trabalham nos 14 hospitais administrados pela Secretaria de Saúde e estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, continuam sendo testados para a doença. Conforme o balanço parcial, 16.641 servidores e terceirizados já fizeram os testes rápidos desde o dia 9 de abril. Em 485 exames, o resultado foi positivo.

Nesses casos, não há como comprovar que os profissionais foram contaminados durante o período de trabalho. Contudo, a testagem reforça as ações da Secretaria de Saúde para promover um ambiente mais seguro aos profissionais que trabalham diariamente para atender à população.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressaltou que os testes para detectar Covid-19 continuarão sendo realizados entre os profissionais da pasta, como forma de evitar novos contágios. A medida é necessária, pois estima-se que dos 32 mil servidores efetivos, 60% deles estejam na linha de frente do enfrentamento da Covid-19.

“O objetivo é mantê-los protegidos. Os contaminados estão afastados e são monitorados pela pasta. Além disso, capacitações têm sido promovidas com as equipes de profissionais sobre a maneira correta de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), para redobrar os cuidados com o coronavírus”, explicou Francisco Araújo.

Hospitais

As unidades de saúde que realizaram o maior número de testes foram os hospitais regionais de Ceilândia, com 2.696 testados e 123 positivos, e o de Taguatinga, com 2.240 testes e 103 resultados confirmados para a Covid-19. Em terceiro lugar ficou o Hospital Regional de Samambaia (HRsam), com 1.960 testes e 52 positivos, e depois o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), com 1.392 exames feitos e 30 deles com a doença.

Já o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade referência para a doença no Distrito Federal, fez 1.334 testes com nove positivos, finalizando o primeiro ciclo de testagem dos profissionais no local. Logo atrás ficou o Hospital Regional do Gama (HRG), com 1.315 exames feitos e 41 deles confirmados para a Covid-19.

O Hospital da Região Leste (HRL) realizou 1.230 testes com 29 positivos, o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) fez 1.089 exames com cinco apresentando a doença e o Hospital Regional de Planaltina (HRPL) contabilizou 855 testagens e dez confirmados com a Covid-19.

No Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) foram 845 exames e 11 positivos, e no Hospital Regional do Guará (HRGu) 772 testes foram realizados, com 26 tendo a doença.

Também estão na lista o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), com 328 testes realizados e quatro positivos, o Hospital da Criança de Brasília (HCB) que totalizou 305 exames e 31 casos confirmados, e o Hospital de Apoio de Brasília (HAB), com 280 testagens e 11 positivos.

Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA* | ISABEL DE AGOSTINI
* Com informações Agência Saúde
CONTATO
ANTENADOS@ANTENADOS.COM.BR

(61) 98649-0522