Saúde The Best

Ampliada a aplicação da dose de reforço para profissionais da saúde

A partir desta sexta-feira (15), os trabalhadores que receberam a segunda dose até o dia 15 de abril poderão ser vacinados em locais específicos

Cerca de 6 mil profissionais de saúde, segundo estimativas da pasta,
estão aptos a receber a dose de reforço
Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde vai ampliar a aplicação da dose de reforço para os profissionais da saúde a partir desta sexta-feira (15). Poderão ser vacinados aqueles que tomaram a segunda dose ou a dose única até o dia 15 de abril. Para receber o reforço, será necessário apresentar o cartão de vacinação ou as informações do Conecte-SUS, bem como a identidade funcional que comprove ser um profissional da área da saúde.

Os locais de vacinação foram definidos de acordo com a categoria profissional de cada trabalhador. Alguns poderão receber a vacina nos próprios locais onde trabalham.

Os detalhes podem ser conferidos na animação abaixo:

Tocador de vídeo

00:00
01:27

Para aqueles que se enquadram para o recebimento nas unidades básicas de saúde ou ponto drive-thru, a lista com os locais está disponível no site da Secretaria de Saúde. A pasta estima que a ampliação deva alcançar 6 mil trabalhadores aptos a receber a dose de reforço.

As informações foram anunciadas pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (14) no auditório da Secretaria de Saúde.

Vacinação dos adolescentes

“Com esse reforço, vamos retomar (por completo) a vacinação do público de 12 a 17 anos. Essa nova remessa será suficiente para vacinar todo esse público com a primeira dose” Manoel Pafiadache, secretário de Saúde

O secretário também anunciou que o Ministério da Saúde liberou uma nova remessa de doses da vacina Pfizer-BioNTech, destinada para o público de 12 a 17 anos. A previsão é que as vacinas cheguem ao DF nesta sexta-feira (15). A pasta estima que cerca de 82 mil pessoas nesta faixa etária ainda não receberam a primeira dose da vacina.

“Com esse reforço, vamos retomar (por completo) a vacinação do público de 12 a 17 anos. Essa nova remessa será suficiente para vacinar todo esse público com a primeira dose”, afirmou. A secretaria lembra que hoje a vacinação para os adolescentes está concentrada nos pontos que funcionam na Região de Saúde Norte, uma vez que o quantitativo de vacinas recebidas até o momento já foi todo utilizado nas demais regiões.

86,29%da população acima de 12 anos já se vacinou com a primeira dose e isso se reflete na diminuição de novos casos, na queda no número de mortes e na redução de casos mais graves da doença

Segunda dose

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, esclareceu que as 424.710 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech em estoque na Rede de Frio Central estão programadas para aplicação da segunda dose.

No DF, 86,29% da população acima de 12 anos já se vacinou com a primeira dose e isso se reflete na diminuição de novos casos, na queda no número de mortes e na redução de casos mais graves da doença. A segunda dose já alcançou, até o momento, 54,94% da população vacinável.

A campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal teve início em janeiro deste ano e já aplicou mais de 3,5 milhões de vacinas na população local e da região.

Transmissão da covid-19

A taxa de transmissão do novo coronavírus na capital federal está em 1.06 nesta quinta-feira (14). Houve uma queda em relação à semana passada, quando estava em 1.15. Há três dias, o índice RT estava em 1.14 e ontem estava em 1.08.

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs gerais está em 77,78%. Já os leitos de enfermaria covid encontram-se com índice de 71,02% de ocupação.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF