The Best

ARTISTAS DE BRASÍLIA

Um movimento em direção ao sol

Junção de músicos emergentes e consagrados inova no cenário musical

Por Duane dos Reis

Idealizada em Los Angeles pelo guitarrista brasiliense Hermes Reis, a Sunflower Jam ganhou vida em Brasília no fim de 2017. Baseada no improviso, o projeto que iniciou como evento musical logo se tornou um movimento. Os shows e as live sessions passaram a ser vistos como uma plataforma para músicos e artistas e um momento de união e celebração com o público.

Sunflower quer dizer girassol em inglês. Segundo os idealizadores do projeto, a flor carrega muitos significados, mas foi escolhida para representar o movimento pelo mais simples de todos: o girassol acompanha a trajetória do sol, está sempre buscando a luz.

Em apenas dois anos, a Sunflower Jam conquistou um espaço áureo no cenário musical brasileiro. Com princípios visionários, o idealizador captou desde o início a essência do projeto: “a união entre o universo musical e o visual”, declara Reis.

 

A cantora Taís Lages, irmã do organizador, conta que nos eventos os músicos usam um característico macacão amarelo. “Na Sunflower os músicos são destaque, eles não se escondem, não usam preto”, diz. Hermes e a irmã começaram cedo na música, aos 16 e 13, respectivamente. Após participar de corais da escola, ela seguiu os passos do irmão e foi para Los Angeles estudar no Musicians Institute, em Hollywood.

O coletivo promove live sessions convidando artistas emergentes e já conhecidos no cenário musical. Em dois anos de projeto, a Sunflower Jam lançou álbuns, três EPs e seis singles. O último evento foi o PKS Music Festival, em junho de 2019. Foram cinco dias de Sunflower Jam na praça central do maior shopping de Brasília. “Mais de vinte artistas passaram pelo nosso palco, que simulou um grande campo de girassóis”, relembra Reis.