SaĂșde The Best

BebĂȘs Fazem Ensaio Na UTI Do Hospital Regional De Sobradinho

Ação foi organizada pela equipe de enfermagem e contou com a participação de 20 recém-nascidos

Lacinhos e fitas, chapeuzinho, sainha de chita e gravatinhas. O colorido das festividades juninas invadiu a UTI neonatal do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) nesta quinta-feira (24). O local foi palco de um ensaio fotogrĂĄfico organizado pela equipe de enfermagem da unidade. Ao todo, 20 bebĂȘs prematuros e nĂŁo prematuros foram fotografados durante a ação.

Foto: Divulgação/Secretaria de SaĂșde
O preparo dos bebĂȘs foi feito por enfermeiras, que tiraram as fotos. Nas incubadoras e berços foram colocadas bandeirolas confeccionadas em EVA, material que nĂŁo contĂ©m substĂąncias tĂłxicas | Fotos: Divulgação/Secretaria de SaĂșde

“Resolvemos fazer a comemoração dos festejos juninos para alegrar mais a equipe e os familiares dos bebĂȘs que estĂŁo internados na UTI neonatal nesta Ă©poca tĂŁo difĂ­cil de distanciamento e perdas”, revela a supervisora de enfermagem, FlĂĄvia Lacerda.

O preparo e a caracterização dos bebĂȘs foram feitos por enfermeiras da equipe, que tambĂ©m confeccionaram os adereços utilizados no ensaio e tiraram as fotos. Dentro das incubadoras e dos berços foram colocadas bandeirolas confeccionadas em EVA, material que nĂŁo contĂ©m substĂąncias tĂłxicas.

Todas as mamĂŁes autorizaram a colocação dos adereços e a realização das fotografias. Os registros foram enviados de forma on-line Ă s mĂŁes. Elas ficaram felizes e entusiasmadas com o resultado e participaram em alguns momentos na ĂĄrea externa da UTI. “Foram tomados todos os cuidados necessĂĄrios para realizar o ensaio. Os adereços foram individuais e nĂŁo tiveram reuniĂ”es coletivas com as mĂŁes”, destaca FlĂĄvia.

Além do ensaio fotogråfico, foi organizado um
arraiĂĄ junino. Com pratos tĂ­picos e tomando todos os
cuidados, a equipe desfrutou do clima festivo e descontraĂ­do

Rosicleide de Souza, 32 anos, mãe do pequeno Bryan Lucas, aprovou a iniciativa. “Eu achei muito bom. Por mais que ele seja tão pequeno e não entenda, vou ter o registro para mostrar para ele lá na frente”, afirma. Bryan nasceu um pouco antes de completar oito meses de gestação e segue internado para ganhar peso e tratar uma anemia.

A mãe também passou um tempo internada para tratar complicaçÔes do parto, e recorda que o filho deu a ela forças para a recuperação. Diariamente ela fica com ele no hospital e ressalta que a rotina é cansativa, mas momentos como esse trazem ùnimo. Rosicleide adora tirar fotos e diz ter registrado vårios momentos ao longo da gestação.

ArraiĂĄ

Além do ensaio fotogråfico, foi organizado um arraiå junino. Com pratos típicos e uma decoração montada na årea externa adjunta à UTI. Tomando todos os cuidados que o momento exige, a equipe pode desfrutar do clima festivo e descontraído.

Para animar ainda mais o ambiente, o cantinho do correio elegante disponibilizou papĂ©is para que fossem escritos recadinhos para a equipe. “Foi muito bom receber um bilhete do colega e ter nosso dia transformado”, compartilha FlĂĄvia. Ela destaca que esses momentos sĂŁo essenciais para trazer mais motivação para a equipe. “Trabalhamos mais dispostos e animados, pois torna-se um dia especial, que alegra nossos coraçÔes. O ambiente muda totalmente”, avalia.

Datas comemorativas

A supervisora lembra que a equipe tenta organizar atividades especiais em datas comemorativas como Dia das MĂŁes, Natal e PĂĄscoa. AlĂ©m disso, o Novembro Roxo Ă© todo dedicado ao reconhecimento e Ă  conscientização sobre a importĂąncia de prevenir o parto prematuro. Ao longo do mĂȘs, sĂŁo realizadas diversas atividades em alusĂŁo ao tema, inclusive ensaios fotogrĂĄficos.

*Com informaçÔes da Secretaria de SaĂșde