The Best

Câmara comemora 61 anos do Gama em sessão solene nesta sexta-feira (8) às 19h

A Região Administrativa do Gama é formada por área urbana e rural. Em 2018, segundo pesquisa da Codeplan, mais de 132 mil pessoas formam a população urbana da cidade

A Região Administrativa do Gama é formada por área urbana e rural. Em 2018, segundo pesquisa da Codeplan, mais de 132 mil pessoas formam a população urbana da cidade
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Na próxima terça-feira (12), o Gama completará 61 anos. A Câmara Legislativa vai comemorar o aniversário da cidade em sessão solene nesta sexta-feira (8), às 19h, na igreja Comunidade do Reino. Os autores da homenagem, deputados Jaqueline Silva (PTB) e Daniel Donizet (PL), recordam que o Gama foi fundado em 12 de outubro de 1960, e em 1989, tornou-se região administrativa (Decreto 11.921/1989).

De acordo com Jaqueline Silva, “não se tem conhecimento exato da origem da palavra Gama, nome da fazenda que emprestou seu nome à cidade, mas uma coisa é certa, ela partiu do Platô do Gama, onde estão localizadas as cabeceiras do ribeirão do mesmo nome”. Em sua pesquisa, ela acrescenta que nenhuma outra família existiu no local com este nome ou prenome. Por outro lado, a parlamentar conta que, na época, o padre Luiz da Gama Mendonça levava seus ofícios aos moradores da região, portanto, ela acredita que, em homenagem ao padre, foi dado ao platô e ao ribeirão o nome Gama. “Toda essa história do Gama merece ser lembrada e homenageada”, alega.

Ele acrescenta que o aniversário da cidade se configura em uma oportunidade para prestar contas das ações do mandato e ouvir as demandas da população.

Por sua vez, o deputado Daniel Donizet enfatiza que sente orgulho de fazer parte da história do Gama: “Meu compromisso com a cidade está firmado”.

Foram convidados para o evento desta noite a administradora da cidade, Joseane Feitosa; o presidente da Feira Permanente do Gama, Leopoldino Silva Neto; o diretor do Hospital Regional do Gama (HRG), Guilherme Avelar; os representantes do Conselho de Segurança, Maria do Carmo Godoy; do Conselho de Cultura, Marco Augusto Rezende; do Conselho de Esporte, Enóquio Rocha, entre outras autoridades locais.

Colmeia

A Região Administrativa do Gama (RA II) é formada por área urbana e rural. O projeto da cidade lembra o formato de uma colmeia devido ao formato hexagonal das quadras. Integram a área rural a Colônia Agrícola Ponte Alta, o Núcleo Rural Monjolo, o Córrego Crispim, o Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta Norte e Alagado.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1959, havia na região que viria a se tornar o Gama pouco mais de 950 pessoas. Já em 2018, segundo pesquisa da Companhia de Planejamento (Codeplan), mais de 132 mil pessoas formam a população urbana da cidade.

Fonte: Franci Moraes – Agência CLDF