The Best

Cardápio Especial Para Celebrar Os 61 Anos Da Capital Federal

Carne suína ao molho de abacaxi e farofa são o prato escolhido para hoje; refeição balanceada e nutricionalmente adequada

Carne suína ao molho de abacaxi e farofa crocante. Esse é o
prato principal e a guarnição escolhidos |
Foto: Divulgação Sedes

Às vésperas do aniversário de Brasília, os 14 Restaurantes Comunitários, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estão com cardápio especial nesta terça-feira (20) em comemoração aos 61 anos da capital do país.

Carne suína ao molho de abacaxi e farofa crocante. Esse é o prato principal e a guarnição escolhidos para lembrar a data e homenagear os frequentadores dos restaurantes comunitários, muitos deles pioneiros, migrantes ou que vêm de famílias nascidas em outros estados.

“A carne suína é uma proteína que os nossos usuários gostam muito. Foi uma escolha pensada para dar uma alegria aos migrantes da nossa cidade, que é a maioria do público dos restaurantes, e, ao mesmo tempo, manter a oferta de uma refeição balanceada e nutricionalmente adequada. Como o dia 21 é feriado e as unidades estarão fechadas, nós antecipamos essa homenagem aos moradores de Brasília”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha.

Nesta Terça-Feira, Cada Restaurante Comunitário Tem Um Mural Com Tema Da Alimentação Regional, Preparado Pelas Nutricionistas E Equipes Das Empresas Terceirizadas Que Trabalham Na Unidades.

Vivendo em Brasília desde 1957, Maria Antônia Moreira é uma das pioneiras que frequentam o Restaurante Comunitário do Paranoá. “Vim do Ceará para Brasília e aqui me casei, morei na Vila Planalto por três anos, e depois vim com meu marido para o Paranoá, onde ele ajudou a construir a barragem. E eu estou aqui até hoje, tive meus filhos todos aqui”, relata a senhora, que nasceu em Serra da Meruoca. “Aqui tem carne de porco que comia lá na minha cidade, no Ceará, a feijoada aqui é muito boa”.

Além do cardápio diferenciado, em homenagem ao aniversário de Brasília, nesta terça-feira, cada restaurante comunitário tem um mural com tema da alimentação regional, preparado pelas nutricionistas e equipes das empresas terceirizadas que trabalham nas unidades.

Nesta terça-feira, cada restaurante comunitário tem um mural com tema da alimentação regional, preparado pelas nutricionistas e equipes das empresas terceirizadas que trabalham na unidades.

“Esse painel fica próximo aos caixas e filas dos restaurantes. Cada nutricionista e gerente de unidade colocou receitas, informações sobre alimentação regional, fotografias e dicas de alimentação saudável para informar os frequentadores dos restaurantes”, explica a diretora de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Dolores Ferreira.

Unidades

Atualmente, no Distrito Federal, funcionam 14 Restaurantes
Comunitários, que oferecem as refeições ao custo de R$ 1,00 para
a comunidade | Foto: Divulgação Sedes

Atualmente, no Distrito Federal, funcionam 14 Restaurantes Comunitários, que oferecem as refeições ao custo de R$ 1,00 para a comunidade. Em razão do aumento dos casos de covid-19, as refeições voltaram a ser servidas em marmitas, que podem ser retiradas sem limite de refeições.

As pessoas em situação de rua, que estão cadastradas pela equipe de Abordagem Social, podem retirar a refeição gratuitamente nos restaurantes, enquanto durar a pandemia.

Quem também é frequentador assíduo do Restaurante Comunitário é Antônio Modesto Martins, nascido na cidade de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba. Morador de Brasília há 25 anos, Antônio faz as refeições na unidade do Recanto das Emas há mais de dez anos e espera ansioso toda semana pela feijoada, um dos pratos que ele mais comia na terra natal.

“Chega a sexta-feira e eu adoro, quero abraçar o restaurante todo”, conta. “E tem aquele dia que tem aquela carninha ao molho, que fazem aqui, que é boa demais também, uma carninha aparecendo uns ‘nervinhos’ de boi, que eu gosto demais”, enfatiza Antônio.

“Muitas pessoas que moram em Brasília nasceram em outras cidades e conseguem encontrar aqui, nos restaurantes comunitários, os pratos típicos da sua terra, como a feijoada e a galinhada, por exemplo. Além de ser nutricionalmente balanceado e em quantidade adequada, o cardápio é definido pensando em trazer um conforto ao usuário, que encontra ali uma comidinha do seu dia a dia”, conclui a secretária Mayara Noronha.

Confira aqui a lista dos restaurantes comunitários.

* Com informações da Sedes