Cidadania

Comportas Do Lago ParanoĆ” Seguem Abertas

CEB aumentou o escalonamento de liberaĆ§Ć£o das Ć”guas, nesta quinta-feira (18). Pesca e banho devem ser evitados nessa Ć©poca do ano

Foto: Gilberto Alves/ CEB

A CEB GeraĆ§Ć£o informa que o reservatĆ³rio de Ć”guas do Lago ParanoĆ” alcanƧou a cota de 1.000 metros e 67 centĆ­metros acima do nĆ­vel do mar, nesta quinta-feira (18).

Mesmo com as comportas jĆ” abertas e sem chuvas expressivas no dia de ontem, em menos trĆŖs horas, a altura do lago subiu trĆŖs centĆ­metros. Por medida de seguranƧa, a CEB adotou um aumento escalonado para dar maior vazĆ£o na barragem do ParanoĆ”.

Com isso, as trĆŖs comportas, que estĆ£o abertas desde o inĆ­cio da semana, expandiram para 90 cm (30 cm cada) no perĆ­odo da manhĆ£ e para 120 cm (40 cm cada comporta) no final do dia, com o propĆ³sito de controlar o volume de Ć”gua represado.

Mensagens sonoras estĆ£o sendo emitidas para alertar a comunidade ribeirinha sobre os riscos. A CEB solicita respeito aos avisos e, que a populaĆ§Ć£o evite circulaĆ§Ć£o Ć s margens do rio.

ā€œAlĆ©m das fortes chuvas, a cota do lago tambĆ©m Ć© impactada pelos afluentes, Bananal, Riacho Fundo e pela Ć”gua que estĆ” vertendo da represa Santa Maria. Temos que estar sempre alguns passos adiante para que os nĆ­veis da barragem permaneƧam dentro de patamares confortĆ”veis e em conformidade com as normas tĆ©cnicasā€, explica o Diretor-Geral da CEB GeraĆ§Ć£o, Eduardo Roriz.

* Com informaƧƵes da CEB