The Best

Concurso vai escolher melhores trabalhos de artesanato

Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro; premiados serão selecionados por votação popular

A Coordenação de Promoção do Artesanato da Secretaria de Turismo do Distrito Federal lançou um edital de chamamento público para incentivar o artesanato de Brasília. A promoção faz parte do programa de divulgação do artesanato local e se dá em formato de concurso, com o nome de Brincando com Arte. As peças premiadas serão escolhidas por votação popular, por meio do perfil @artesanatodebrasilia.

“Brasília possui um artesanato rico e variado,
que explora todas as potencialidades das
matérias-primas do nosso cerrado”, diz Vanessa
Mendonça | Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 24 de outubro pelo site www.artesanatodebrasilia.com.br. As fotos devem ser enviadas para o e-mail artesanatobrasiliasetur@gmail.com, com o seguinte assunto: CONCURSO – BRINCANDO COM ARTE. No corpo do e-mail, é necessário informar o nome completo do interessado em participar do concurso.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar até três fotos, de ângulos diferentes, com boa resolução e qualidade, da peça de sua autoria. Veja aqui mais informações do edital.

Os produtos a serem apresentados deverão, obrigatoriamente, ser artesanais e manuais, como brinquedos pedagógicos, jogos, bonecas e carrinhos. As peças serão avaliadas pelos critérios de tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade.

“O artesanato é a alma do turismo. É por ele que o viajante leva para casa uma lembrança do destino visitado. Brasília possui um artesanato rico e variado, que explora todas as potencialidades das matérias-primas do nosso cerrado”, explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Em 28 de julho, o Governo do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial do DF, o Decreto nº  42.341, que institui o Programa de Produção Associada ao Manualista. O decreto define como manualistas pessoas físicas que, no exercício da profissão, utilizam técnicas manuais, com ou sem a participação de máquinas, sem necessariamente transformar a matéria-prima.

*Com informações da Secretaria de Turismo