Cidadania

Conselho Dos Direitos Do Idoso Realiza 5ÂȘ ConferĂȘncia Distrital

Evento serå no próximo dia 18 e discutirå soluçÔes para dificuldades enfrentadas pela pessoa idosa em entidades governamentais e não governamentais

O Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal-CDI/DF, ĂłrgĂŁo vinculado Ă  Secretaria de Justiça e Cidadania, comunica a realização da 5ÂȘ ConferĂȘncia Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa, que serĂĄ realizada no prĂłximo dia 18, das 9h Ă s 18h, por videoconferĂȘncia, e abordarĂĄ como tema Os Desafios de Envelhecer no SĂ©culo XXI e o Papel das PolĂ­ticas PĂșblicas.

A conferĂȘncia serĂĄ realizada por videoconferĂȘncia, para que a sociedade civil possa participar da forma mais segura possĂ­vel | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

A conferĂȘncia foi convocada e aprovada em reuniĂŁo firmada neste mĂȘs de junho, por meio da Resolução nÂș 162/2021. O tema central serĂĄ abordado em quatro eixos temĂĄticos, que tratam dos principais assuntos que regem os direitos da pessoa idosa.

“A conferĂȘncia Ă© um instrumento de suma importĂąncia para que o GDF saiba como avaliar a atual polĂ­tica de atendimento ao idoso e propor açÔes que fomentem polĂ­ticas pĂșblicas para a garantia de direitos dos nossos idosos”Marcela Passamani, secretĂĄria de Justiça e Cidadania

A 4Âș ConferĂȘncia foi realizada hĂĄ cinco anos, em 2016. Houve a tentativa de realizĂĄ-la novamente em 2020, pouco antes do inĂ­cio da pandemia do novo coronavĂ­rus no Distrito Federal. Para evitar a possibilidade de contaminação a idosos e assegurar proteção de todos, a Sejus decidiu cancelar o evento. Este ano, a conferĂȘncia serĂĄ realizada por videoconferĂȘncia, para que a sociedade civil possa participar desse ambiente de criação de polĂ­ticas pĂșblicas da forma mais segura, em suas casas.

Propostas

O evento deste ano visa discutir propostas para enfrentamento das dificuldades vivenciadas no atendimento Ă  pessoa idosa, em entidades governamentais e nĂŁo governamentais, alĂ©m de buscar estratĂ©gias conjuntas para a garantia dos seus direitos. As propostas de polĂ­ticas pĂșblicas aprovadas farĂŁo parte de um relatĂłrio para compor as diretrizes relativas Ă  temĂĄtica.

O CDI/DF Ă© um ĂłrgĂŁo de carĂĄter paritĂĄrio, consultivo e deliberativo, que tem entre os seus objetivos prioritĂĄrios conscientizar a sociedade acerca dos direitos da pessoa idosa e fortalecer o processo democrĂĄtico por meio do seu protagonismo.

“A conferĂȘncia Ă© um instrumento de suma importĂąncia para que o governo do Distrito Federal saiba como avaliar a atual polĂ­tica de açÔes e atendimento ao idoso e entĂŁo propor açÔes que fomentem polĂ­ticas pĂșblicas para a garantia de direitos dos nossos idosos”, frisou a secretĂĄria de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Para Mauro Moreira de Oliveira, presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal, o fato de ser de forma virtual, nĂŁo retira a importĂąncia do evento. “A importĂąncia dessa conferĂȘncia, ainda que seja de forma virtual, em função da pandemia, servirĂĄ para oportunizar a sociedade a apresentar propostas de polĂ­ticas pĂșblicas, voltadas Ă s pessoas idosas do Distrito Federal, que serĂŁo debatidas, priorizadas e levadas para Ă  ConferĂȘncia Nacional, por meio de delegados, representantes do Conselho do Idoso do DF. Ressalva-se que se trata de um importante exercĂ­cio de cidadania, que prioriza a participação da sociedade civil”, disse.

*Com informaçÔes da Sejus