Cidadania

‘Esse acolhimento e incentivo nunca foram oferecidos ao servidor do DF’

Secretária executiva Adriana Faria anuncia berçário, refeitório e ações itinerantes de saúde pensadas para o funcionalismo

Cuidar de quem cuida. Esse é o objetivo da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec), que tem como foco o funcionalismo público do GDF. Para isso, muitos projetos são desenvolvidos, como a construção de um espaço de qualidade de vida, ampliação do plano de saúde – uma das maiores conquistas dos servidores do DF – e a criação de um berçário para crianças de seis meses a dois anos, destinado aos filhos de servidores.

“Com o berçário, estamos colocando o Governo do Distrito Federal em um patamar de qualidade de vida já vivenciado por grandes empresas internacionais e órgãos federais, que têm berçário institucional; é uma política institucional que funciona há muitos anos”, explicou a secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria, em entrevista exclusiva à Agência Brasília.

A gestora antecipa novidades para os servidores, como o lançamento do Espaço de Qualidade de Vida, que vai funcionar no 16º andar do anexo do Palácio do Buriti. Com refeitório dotado de ilhas de micro-ondas, refrigeradores e máquinas de autosserviço de alimentos, o local também vai ganhar espaços de meditação, de leitura, sala descompressão, de jogos, salão de beleza, barbearia e uma sala multiúso.

 Acompanhe, abaixo, os principais trechos da entrevista.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Temos palestras disponíveis para gestantes, cursos oferecidos pela Escola de Governo, atendimento prestado pela Subsecretaria de Saúde e pela academia Buriti”

O que significa cuidar da qualidade de vida do servidor do GDF?

É cuidar de quem cuida. Se a gente não tiver esse cuidado com os servidores, eles nunca vão entregar o serviço que seja realmente de qualidade e eficiente para a comunidade. Por isso é importante voltar à política a favor do servidor. Estamos falando desde os cuidados preventivos com a saúde do servidor ao apoio e suporte para mais qualidade de vida. Por isto, criamos várias ações e seguimos implementando mais. Esse acolhimento e incentivo nunca foram oferecidos ao servidor do DF. O pagamento da terceira parcela do reajuste dos servidores, anunciado em outubro, também foi uma importante valorização – uma questão que se estendeu por anos. O nosso compromisso em viabilizar o reajuste dos servidores reflete a valorização deste governo e o reconhecimento a aqueles que são responsáveis por todas as nossas entregas e políticas públicas: os nossos servidores.

Por falar em cuidar de quem cuida, como está o projeto do berçário para filhos de servidores? Como vai funcionar? Quantas crianças serão atendidas?

Nós entendemos que o Programa de Atenção Materno Infantil [Proamis] coloca o GDF em outro patamar de qualidade de vida. Outras organizações mais robustas, nacionais e internacionais, assim como órgãos federais, já têm um berçário institucional com uma política eficiente, trazendo qualidade de vida para os servidores. Aqui o programa está funcionando. Ele já foi lançado. Temos palestras disponíveis para gestantes, cursos oferecidos pela Escola de Governo [Egov], atendimento prestado pela Subsecretaria de Saúde e pela academia Buriti.
O berçário Buriti, que laureia o processo todo, será inaugurado em janeiro de 2022. As obras começaram agora em novembro. O berçário também permitirá que as mães possam amamentar seus filhos, o que também é uma maneira de prevenir doenças e de cuidar da infância. A previsão é atendermos 60 crianças de seis meses a dois anos. As vagas serão distribuídas por idade, e o espaço funcionará no anexo do Palácio do Buriti, no local onde era o antigo restaurante.

Como está a implementação do Plano Distrital de Qualidade de Vida?

Lançamos o decreto com a política de qualidade de vida, que traz as diretrizes, os princípios, o passo a passo para criar a política de qualidade de vida em cada um dos órgãos do Governo do Distrito Federal. O decreto tem ainda a previsão do selo QualiVida, do comitê distrital e do plano. O comitê já está montado, com representantes de vários órgãos, que estão trabalhando no Plano de Qualidade de Vida, que vai estabelecer uma política para ser implementada em dez anos e promoverá um avanço nessa área de qualidade de vida do servidor.

“A Carreta da Saúde leva atendimento médico aos servidores nas áreas de oftalmologia, odontologia, clínica auditiva, nutrição e clínica geral de forma itinerante”

E a academia Buriti? Como está funcionando?

A academia começou virtualmente em junho. Hoje temos mais de 500 aulas disponíveis no canal da Secretaria de Economia no YouTube. Ela [a academia] continua virtual, mas atualmente oferecemos sete modalidades presenciais com cerca de 150 alunos inscritos.

E o restaurante, vai voltar?

Nós tentamos fazer uma licitação para contratar uma empresa para cuidar do restaurante, mas, devido à pandemia, com os servidores em teletrabalho, não houve interesse por parte do mercado. Pensamos então em uma alternativa: o 16ª andar vai ser o Espaço de Qualidade de Vida. O projeto está pronto. A licitação deve ocorrer ainda neste mês. Uma parte do andar será transformada em refeitório, com ilhas de micro-ondas e refrigeradores, já que muitas pessoas trazem comida. Teremos também máquinas de autosserviço, que oferecerão refeições e lanches.

Quais os projetos para os servidores que não estão lotados no anexo e no Palácio do Buriti?

A Carreta da Saúde é um deles. Leva atendimento médico aos servidores nas áreas de oftalmologia, odontologia, clínica auditiva, nutrição e clínica geral de forma itinerante. A carreta fica de um a dois dias em cada região, atende os servidores da administração local e demais servidores que estiverem naquela cidade. Equipes da Subsecretaria de Saúde também vão junto para avaliar as condições do ambiente, de acordo com as regras de segurança do trabalho. A iniciativa atende por dia mais de 300 pessoas. A Carreta é parte da Caravana da Qualidade de Vida, que percorre todo o Distrito Federal, levando aos órgãos do GDF palestras sobre qualidade de vida. Todas as regiões administrativas são percorridas.

Outros programas muito procurados pelos servidores são o DF Superior e o Clube de Descontos. Como funcionam?

O DF Superior dá descontos aos servidores do Distrito Federal em oito instituições de ensino superior para graduação, pós-graduação e até doutorado. As instituições selecionam os cursos disponíveis e os descontos. Os descontos são para os servidores e para os dependentes. Os abatimentos chegam, em alguns casos, a 60% do valor cobrado.
Já o Clube de Desconto é um programa que oferece ao servidor abatimento em qualquer produto ou serviço cujo prestador tenha parceria com o GDF. Vale desde o salão do bairro, próximo de casa, até grandes supermercados. Temos cerca de 90 parceiros e estamos percorrendo em caravana todas as cidades para ampliar a quantidade de estabelecimentos. Depende também do servidor a quantidade de parceiros: quanto mais eles usam o Clube, maior será o número de parceiros.

A senhora poderia falar um pouco sobre o “Momento de Paz” e o “Tempo de Refletir”?

São dois programas que existem desde junho e funcionam virtualmente. O Tempo de Refletir ocorre às segundas-feiras, às 18h, a cada 15 dias, e o Momento de Paz, todas as sextas-feiras, às 9h. Trazemos palestrantes para falar de superação e motivação, dentro do contexto que estamos vivendo. Já tivemos palestrantes de grande envergadura, como o escritor e conferencista Paulo Vieira. No Momento de Paz, trazemos líderes religiosos, filósofos, pessoas que viveram situações que exigem superação. Os dois são veiculados pelo YouTube, no canal da Secretaria de Economia. Fonte: Catarina Lima, Da Agência Brasília