Cidadania

FiscalizaĆ§Ć£o Autua 1.162 Condutores Nas Vias Do Aeroporto

Irregularidades foram flagradas por meio do videomonitoramento, implantado em 5 de abril

Desde que foi iniciado o videomonitoramento da circulaĆ§Ć£o de veĆ­culos nas vias do Aeroporto Internacional de BrasĆ­lia, em 5 de abril, 1.162 condutores foram flagrados pelas equipes de fiscalizaĆ§Ć£o do Departamento de TrĆ¢nsito do Distrito Federal (Detran) cometendo infraƧƵes que comprometem a fluidez e a seguranƧa do trĆ”fego no local.

Entre as irregularidades flagradas, estĆ£o o desrespeito Ć s sinalizaƧƵes de proibido estacionar (1.095) e proibido parar e estacionar (48), estacionar ao lado de outro veĆ­culo (14), estacionar sobre faixa de pedestres (3), parar sobre faixa de pedestre (1) e estacionar sobre marcas de canalizaĆ§Ć£o (1).

O videomonitoramento Ć© resultado de uma parceria com a InframĆ©rica, concessionĆ”ria que administra o aeroporto, e tem como objetivo organizar o trĆ¢nsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela regiĆ£oĀ | Foto: Paulo H Carvalho/AgĆŖncia BrasĆ­lia

Para o diretor de Policiamento e FiscalizaĆ§Ć£o de TrĆ¢nsito do Detran, LĆŗcio Lahm, a grande quantidade de infraƧƵes cometidas Ć© preocupante, pois mostra que os condutores nĆ£o estĆ£o descumprindo regras bĆ”sicas de trĆ¢nsito. ā€œTambĆ©m temos visto que alguns condutores nĆ£o entendem a diferenƧa entre parar e estacionar, permanecendo em seus veĆ­culos enquanto aguardam o passageiro, mas isso Ć© considerado estacionamento e nĆ£o parada. Ɖ necessĆ”rio que haja uma mudanƧa de comportamento: os passageiros devem esperar o motorista e nĆ£o o contrĆ”rioā€, explica o diretor.

De acordo com a legislaĆ§Ć£o, considera-se parada a imobilizaĆ§Ć£o do veĆ­culo pelo tempo estritamente necessĆ”rio para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. O que exceder a isso Ć© estacionamento e configura infraĆ§Ć£o de trĆ¢nsito mesmo em locais onde Ć© permitido parar. TambĆ©m Ć© importante observar que, em alguns locais, Ć© proibido atĆ© mesmo parar, de acordo com a sinalizaĆ§Ć£o.

Videomonitoramento

O Detran implantou um centro de controle onde os agentes tĆŖm acesso Ć s imagens do trĆ¢nsito em tempo real para proceder Ć  fiscalizaĆ§Ć£o remota, aplicando penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no CĆ³digo de TrĆ¢nsito Brasileiro (CTB) em relaĆ§Ć£o a estacionamento irregular e parada alĆ©m do tempo necessĆ”rio para embarque e desembarque.

O videomonitoramento Ć© resultado de uma parceria com a InframĆ©rica, concessionĆ”ria que administra o aeroporto, e tem como objetivo organizar o trĆ¢nsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela regiĆ£o.

* Com informaƧƵes do Detran-DF