The Best

GDF Celebra Natal E Meio Ambiente Em Parques

Projeto Natal nos Parques distribui mudas e sementes nos espaços ecológicos de Águas Claras e da Asa Norte, além de comemorar as festas de fim de ano

São 1.500 mudas e 1.000 sementes disponíveis paras os frequentadores |  Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Os frequentadores do Parque Ecológico Olhos d’Água, localizado nas quadras 413 e 414 da Asa Norte, e do Parque Ecológico Águas Claras ganharam um motivo a mais para frequentar os espaços: iniciou-se nesta quinta (17) a ação Natal nos Parques, que está distribuindo 1.500 mudas de plantas e outras 1.000 sementes para os visitantes, além de contar com uma decoração especial contendo mensagens natalinas e imagens celebrando o cerrado e a preservação do meio ambiente.

No Olhos d’Água, dois letreiros com os dizeres “Eu amo cerrado” e “Feliz Natal” foram montados ao lado da administração, e a palavra “amo” foi trocada por uma fruta de chichá, espécie símbolo da nossa vegetação nativa. Ao lado dos letreiros, um painel de um lobo-guará está ornamentado com uma touca de Natal, celebrando as festas de fim de ano. Uma tenda também foi montada para abrigar diversos painéis trazendo informações sobre a flora e a fauna nativa do cerrado.

A servidora pública Sandra Carvalho, 48 anos, aproveitou os painéis decorativos para tirar fotos do filho Lorenzo junto com seu amigo Vinícius, ambos de 8 anos. Ela elogiou a iniciativa: “Trazer as crianças para esse contato com a natureza é muito importante, além da questão da preservação do meio ambiente e da educação ambiental. Procuramos sempre passar isso pra elas”, afirma. Lorenzo confirma a importância que o assunto tem em sua educação: “Meus pais me ensinaram a plantar, já plantei quatro mudinhas”, conta.

Frequentador assíduo do Parque Olhos d’Água, o estudante Ítalo de Souza, 23 anos, aproveitou o fim da sua atividade e, antes de sair do local, pegou uma muda de alecrim. “Achei um bom incentivo para as pessoas conhecerem, já é legal termos um parque no meio da cidade e agora ainda poder levar uma muda pra casa”, afirma.

O coordenador do projeto Natal nos Parques e chefe da Unidade de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental, Marcus Paredes, explica o significado da iniciativa: “A ideia foi presentear o espírito natalino aos parques de Águas Claras e Olhos D’água, trazendo harmonia entre pessoas e natureza e levando conscientização sobre a importância do meio ambiente”.

De acordo com o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, a intenção do órgão é expandir o Natal nos Parques em 2021. “É um projeto piloto. Se tudo der certo, no ano que vem queremos espalhá-lo por mais parques e com mais estrutura e envolvimento das comunidades, para que elas venham para dentro deles, que elas os abracem, e desenvolver uma sensação de pertencimento”, relata.

A iniciativa foi criada pelo Instituto Brasília Ambiental, que administra os dois parques, e a Secretaria do Meio Ambiente, e contou com a colaboração da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Jardim Botânico de Brasília e Administração Regional do Lago Norte, que forneceram mudas para serem doadas. Fonte: Flávio Botelho, Da Agência Brasília