The Best

GDF retira 288 toneladas de lixo do Plano Piloto

Força-tarefa do GDF Presente limpou bocas de lobo, tapou buracos e podou árvores na Vila Planalto e, também, nas avenidas W3 e W4 Sul e Norte

Mais de 280 toneladas de lixo foram retiradas da Asa Sul e da Asa Norte | Foto: Divulgação/GDF Presente

Durante duas semanas, a região administrativa do Plano Piloto recebeu os cuidados do GDF Presente, por meio do Polo Central. No total, 76 bocas de lobo passaram por limpeza, desobstrução e reparos na Vila Planalto, vias W3 e W4 Sul e Norte. Além disso, foram feitas podas de árvores com quatro equipes da Novacap destinadas exclusivamente para o serviço, na Asa Sul.

Ainda na Asa Sul e na Asa Norte, outros colaboradores retiraram 288 toneladas de lixo, entre entulhos, embalagens plásticas, folhas e galhos de árvores. Também foi realizado serviço de tapa-buraco por toda a RA. Para isso, foram necessárias 55 toneladas de massa asfáltica.

O servidor público aposentado Carlos Cézar Batista, 59 anos, disse que tem percebido as benfeitorias, principalmente na quadra onde mora, na SQS 715. “Vimos o pessoal podando as árvores, trabalho que não era feito há muitos anos. Era um cenário de abandono”, relatou o morador.

A intensificação das ações foi uma determinação do governo. “Estamos trabalhando com esforços concentrados para atender as demandas e preparar a cidade para o final do ano”, afirmou o gerente de Planejamento do Polo, Lucimario dos Santos.

Já a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, pontuou que essas atividades são muito importantes, pois visam preparar a cidade para o Natal e Ano Novo. “Foi um ano difícil, mas ter a região organizada faz reacender a esperança de um 2021 melhor”, disse Ilka.

Ela acrescentou que a zeladoria evita os alagamentos, que são comuns neste período, e demonstra a preocupação do Governo do Distrito Federal em realizar serviços preventivos. “A parceria dá vazão às demandas que ficaram anos sem manutenção. O programa GDF Presente nos ajuda a cumprir todas elas”, afirmou a gestora.

Vila Planalto

O polo esteve na Vila Planalto, com execução de roçagem e recolhimento de sujeira na Praça Rabelo visando o combate aos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Deixamos a praça mais limpa e organizada para que a população possa aproveitá-la com segurança”, afirmou o gerente Lucimario dos Santos.

Rodoviária do Plano Piloto

Local de passagem de milhares de pessoas diariamente, a Rodoviária do Plano Piloto está recebendo os cuidados do GDF Presente. Foi feito o trabalho de limpeza das calhas nas plataformas superiores e inferiores para evitar a proliferação da dengue. Foi encontrada muita sujeira, sacolas plásticas e embalagens de sorvete. Também houve a limpeza da proteção que fica acima do buraco do tatu, que em seguida será reformado e pintado.

A proteção que fica acima do Buraco do Tatu foi limpa para, em seguida, ser reformada e pintada  | Foto: Divulgação/GDF Presente

Outra Vicente Pires

GDF Presente está de volta a região administrativa de Vicente-Pires, com um exército de maquinários para fazer serviços de manutenção, reparos e reformas. Há pelo menos dois colaboradores do Polo Central Adjacente II na cidade, que já recolheram lixo das ruas 4,6, 8 e 10. Na sexta-feira (27) a ação seguiu pela marginal da Estrutural (Estrada Parque Ceilândia/DF-095) e cerca de 20 viagens de caminhões foram necessárias para dar destinação correta aos resíduos, que eram desde inservíveis a lixo verde e domiciliar.

“Sempre é de show de bola”, elogiou o administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro. Segundo ele, a faxina foi geral, desde o asfalto até os pontos de ônibus. “Sempre exploramos muito o programa e desta vez não diferente. Foi uma limpeza geral nas ruas da cidade. Veio o SLU [Serviço de Limpeza Urbana], pintamos os meios-fios, lavamos as paradas de ônibus, que também foram pintadas”, comemorou Daniel.

O coordenador do Polo Central Adjacente II, Rodrigo Soares, disse que antes de estar à frente dos trabalhos é morador da cidade e vê diariamente a evolução da RA. “Há quase dois anos era um caos. Hoje percebemos a diferença. Vicente Pires evoluiu muito, é uma cidade limpa e com mais infraestrutura”, afirmou Rodrigo. Já na análise como coordenador do polo e integrante do governo, ele disse ter um sentimento de gratidão por saber que faz parte do processo de melhoria da cidade: “Nem preciso comentar o antes e o depois”, brinca.

O coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção da administração, Darione de Oliveira, resumiu que depois da passagem do polo a cidade muda de aspecto. “Fica limpinha e brilhando”, elogia o coordenador. Ele ainda destaca que, como a cidade está em obras, existem alguns serviços que precisam estar em dia, como a limpeza. Além dos resíduos das construções, há também o lixo que é descartado pelos moradores. “Esse é um dos maiores desafios, porque ninguém quer assumir que jogou o lixo. Deixa a cidade feia e suja. Falta colaboração da população”, afirmou.

Em Vicente Pires, a faxina foi geral, do asfalto aos pontos de ônibus | Foto: Divulgação/GDF Presente. Fonte: Rosi Araújo, Da Agência Brasília*