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Gestores Da Sedes Acompanham Dia A Dia Das Unidades SocioassistĂȘnciais

A cada semana, uma equipe visita duas unidades da atenção båsica e faz uma reunião com todos os servidores

Os relatos dos profissionais nessas reuniÔes são fundamentais para a
Sedes avaliar o trabalho que estĂĄ sendo realizado pelas unidades
socioassistenciais | Foto: Divulgação Sedes

Acompanhar de perto o trabalho que Ă© feito na ponta pelas unidades socioassistenciais e ouvir as demandas dos servidores.

Com essa estratégia, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tem conseguido oferecer o suporte necessårio às unidades, que, neste período de pandemia, mantiveram o auxílio à população mais vulneråvel por teleatendimento, além de planejar as medidas para garantir a segurança de servidores e usuårios.

“ A ideia nĂŁo Ă© monitorar o que estĂĄ sendo feito nas unidades, mas ter uma troca, um diĂĄlogo, ouvir as dificuldades, o que estĂĄ dando certo, poder construir junto mesmo. NĂłs que trabalhamos na ponta temos muita carĂȘncia de estar conversando com a gestĂŁo, de propor ideias e atĂ© entender as tomadas de decisĂ”es, no que elas foram baseadas. Quando a gestĂŁo tem esse cuidado de ir atĂ© a unidade, melhora muito a comunicação, e dĂĄ mais segurança para nĂłs que trabalhamos na ponta. Os nossos servidores tambĂ©m se sentem mais acolhidos”, destacou a chefe do Centro de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos do Gama Sul, Flavia Mendes.

A cada semana, uma equipe de gestores da Subsecretaria de AssistĂȘncia Social da Sedes visita duas unidades da atenção bĂĄsica e faz uma reuniĂŁo com todos os servidores. Na Ășltima segunda-feira (9), a equipe visitou os Centros de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos do Gama Sul e do Gama Oeste.

“Com essas visitas, nĂłs conseguimos fazer uma avaliação desse perĂ­odo de atendimento remoto, saber o que Ă© importante para aquele territĂłrio da unidade nesse processo de planejamento para a retomada dos atendimentos presenciais”, destaca a coordenadora de Proteção Social BĂĄsica da Sedes, NathĂĄlia Eliza de Freitas.

Relatos

Os servidores tiveram que se reinventar nessa pandemia para manter a qualidade dos atendimentos à população em risco social do DF. Com as unidades socioassistenciais em tele atendimento desde março para evitar aglomeração em razão da pandemia da   Covid-19, os profissionais passaram a manter contato com os usuårios por telefone ou pelo Whatsapp, por exemplo.

Segundo Nathalia Eliza de Freitas, os relatos dos profissionais nessas reuniÔes são fundamentais para a Sedes avaliar o trabalho que estå sendo realizado pelas unidades socioassistenciais.

“NĂłs ouvimos relatos importantes. No Centro de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos, eles atendem o indivĂ­duo, a criança, o idoso, o adolescente em situação de vulnerabilidade. LĂĄ na unidade do Gama Sul, por exemplo, com esse momento do atendimento remoto, eles passaram a conhecer toda a famĂ­lia dos usuĂĄrios. Como nĂŁo estava tendo atividade coletiva no Centro, a oferta do atendimento passou a ser para a famĂ­lia, assim os profissionais passaram a entender tambĂ©m a dinĂąmica daquela famĂ­lia, o que foi muito positivo”.

 Chefe do Centro de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos do Gama Sul, Flavia Mendes confirma os bons resultados nessa mudança de estratĂ©gia.

“O atendimento ficou atĂ© mais completo. Agora, nĂłs conversamos com toda a famĂ­lia. A nossa unidade escolheu o atendimento remoto familiar. Temos feito proposta de atividade para eles fazerem em grupo, com a famĂ­lia, nĂŁo sĂł para o usuĂĄrio que estĂĄ vinculado ao nosso serviço”, conta.

O Centro de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos do Gama Sul atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade e idosos. Para a coordenadora de Proteção Social BĂĄsica da Sedes, outro ponto positivo das visitas semanais Ă© aproximar os gestores da Sedes dos profissionais que trabalham na ponta.

“As visitas Ă s unidades sĂŁo uma prĂĄtica constante da Coordenação e das Diretorias. Toda segunda pela manhĂŁ estamos em alguma unidade. Esse contato Ă© importante para que possamos alinhar as informaçÔes, conhecer o contexto de cada unidade e pensar juntos em soluçÔes para o aperfeiçoamento tĂ©cnico dos serviços”.

As visitas começaram em junho nos 27 Centros de ReferĂȘncia em AssistĂȘncia Social (Cras) e 17 Centros de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos.

AlĂ©m da coordenadora de Proteção Social BĂĄsica, participaram da visita nesta segunda-feira o diretor de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos, Clayton Andreoni, a assessora da Coordenação de Proteção Social BĂĄsica, Alessandra Pontes, com o apoio tĂ©cnico de uma tĂ©cnica administrativa. Com informaçÔes da Sedes