The Best

Guará Tem Um Novo Ponto Para Selfies

Escultura “Sou + Guará” tem um metro de altura, cores fortes, desenhos de flores e a companhia do lobo-guará

Momento desafiador exige soluções criativas. Com essa ideia na cabeça e muita vontade de trazer mais leveza para os moradores do Guará, um grupo de produtores culturais e artistas locais idealizou o “Sou + Guará”.

A frase virou um monumento de ferro, medindo um metro de altura, com letras coloridas e uma certa poesia. Completa a obra o lobo-guará, em tamanho natural, feito de sucata de metal.

O monumento “Sou + Guará” somente ficou completo com o lobo-guará, símbolo da cidade. Ele nasceu de dobradiças velhas, coroas de bicicletas, parafusos, ferraduras e outros tipos de sucatas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O monumento está instalado em frente à Administração Regional do Guará. Inovadora, a obra foi colocada em uma das áreas mais conhecidas da cidade, para marcar seu aniversário de 52 anos. Criativa, ela está virando local de visita obrigatória para quem gosta de fazer selfies ou registrar em imagens o seu amor pelo Guará.

“O monumento já é popular. Virou um cartão-postal da cidade. As pessoas vão até lá para fazer fotos. Estou muito satisfeito porque a repercussão é enorme. Essa era uma ideia antiga, que finalmente conseguimos realizar” Miguel Edgar, produtor cultural

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural, Miguel Edgar Alves da Silva, nascido e criado no Guará. Atual morador de Arniqueira, Miguel parece ter deixado o coração na cidade em que viveu por mais de 40 anos. Ele, então, resolveu apresentar uma proposta de monumento para a administração que expressasse o amor, a alegria e a leveza, sentimentos que afirma sintetizar os moradores da cidade.

“O monumento já é popular. Virou um cartão-postal da cidade. As pessoas vão até lá para fazer fotos. Estou muito satisfeito porque a repercussão é enorme. Essa era uma ideia antiga, que finalmente conseguimos realizar”, comemora Miguel Edgar.

Letras garrafais

Para concretizar a ideia, o produtor convidou o artista plástico Julimar Pereira dos Santos, 37 anos, atual gerente de Cultura da Administração Regional do Guará. Dedicado à arte do grafite e de murais, Julimar foi o responsável pela pintura das letras garrafais da mensagem “Sou + Guará”.

O artista se inspirou no pôr do sol de Brasília, usou amarelo e laranja para retratar o fim de tarde na capital e inseriu desenhos de flores do cerrado, como a Caliandra, a Lobeira e a Orquídea. “Foi uma feliz junção. Eu, como gerente de Cultura da administração, tenho como uma das minhas atribuições cuidar dos monumentos da cidade. Dá muita satisfação ver que a comunidade aprovou a nossa obra”, afirma Julimar.

Lobo-guará de sucata

O monumento “Sou + Guará” somente ficou completo com o lobo-guará, símbolo da cidade. Coube a Zakeu Gomes Vítor, 58 anos, conhecido artista plástico do Guará, fazer a obra.

O artista transforma sucatas em obras de arte. Ele garimpa a matéria-prima em oficinas de motocicletas ou recebe de doadores. Nada é desperdiçado. Zakeu usa “tralhas de metal” para fazer esculturas, onde imprime grande riqueza de detalhes e muita criatividade.

A partir de dobradiças velhas, coroas de bicicletas, parafusos, ferraduras e outros tipos de sucatas, nasceu o lobo-guará de Zakeu. Perguntado se está receoso de sua obra de arte “desaparecer” do monumento, ele é enfático. “Quando um artista coloca uma obra dessa natureza em um local público tem que esperar por tudo, mas não tenho receio. Tem que ser um espírito muito ruim para ver um trabalho assim e querer danificá-lo”, professa Zakeu Vítor.

“Conseguimos envolver os artistas e levar alegria para a comunidade. É uma forma muito bonita de valorizar todos os moradores do Guará” Luciane Quintana, administradora regional do Guará

Doação

A realização do monumento contou também com a participação da Associação dos Empresários do Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos, que doou as tintas para a pintura da obra.

“O papel do empresário é participar sempre dos eventos e realizações da administração. Apoiamos essa iniciativa local. O nosso interesse é contribuir com a comunidade”, resume Orlando Gertrudes, fundador e primeiro presidente da associação.

Para a administradora do Guará, Luciane Quintana, o monumento é uma ótima oportunidade para a promoção da cidade e dos artistas locais. “Conseguimos envolver os artistas e levar alegria para a comunidade. É uma forma muito bonita de valorizar todos os moradores do Guará”, enfatiza a Luciane.

E para quem ainda não viu o novo monumento do Guará, a administradora incentiva: “venha participar desse momento histórico. Registre a sua foto, marque as hashtags #soumaisguará #guará52anos e veja sua imagem replicada por aqui”. Fonte: Marlene Gomes, Da Agência Brasília