sábado , 28 de novembro de 2020

Iges-DF Começa a Montar mais 50 Leitos de UTI para Covid-19

Vagas com suporte completo serão abertas em breve em três UPAs do DF

Mais 50 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 começaram a ser montados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das vagas, 20 serão abertas em Ceilândia, 20 em Sobradinho e 10 em São Sebastião. O investimento é de R$ 35,6 milhões. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa, nesta quinta-feira (2).

Iges-DF começa a montar mais 50 leitos de UTI para Covid-19 | Blog ...

Foto: divulgação

Todos os leitos contarão com suporte completo, incluindo ventiladores pulmonares, equipamentos de hemodiálise, pontos de gases medicinais, monitores multipârametros, bombas de infusão, cardioversores, entre outros aparelhos que estão chegando e sendo instalados.

Durante a visita, Sergio Costa destacou que a pandemia está numa fase crítica, porém, as ações e medidas adotadas pelo governo foram efetivas, com repercussão no achatamento da curva de casos.

 “A grande questão, nesse momento, é a capacidade que nós temos de implantação de ações e serviços em saúde, de leitos de UTI e de leitos de retaguarda em resposta a esse cenário crítico. Precisamos estar preparados, focados, com tempo de resposta ideal. A dinâmica de como vamos operar influencia muito na possibilidade de salvar vidas”, ressaltou o diretor-presidente, ao destacar que esse momento será superado com a ajuda dos profissionais de saúde.

 Os leitos serão administrados por duas empresas contratadas por processo de dispensa de seleção, em que as empresas fornecem os equipamentos, medicamentos, recursos humanos e administram os leitos por modelo de gestão integrada, sob supervisão do Iges-DF.

 As três UPAs continuarão atendendo pacientes que busquem outros tipos de atendimento. Por isso, as alas que receberão esses pacientes estão sendo isoladas com divisórias e contam com sala de paramentação e desparamentação, evitando a contaminação em outros setores. Antes, já tinham sido erguidas tendas na área externa para atender pacientes com suspeita e casos confirmados da Covid-19.

 Leito Iges-DF

Entre leitos de UTI com respiradores para Covid-19, o instituto já contava com 100 leitos abertos no Hospital Regional de Santa Maria, 42 na UPA do Núcleo Bandeirante e 66 no Hospital de Base, totalizando 208 vagas. Com a nova remessa, o Iges-DF responderá por 258 leitos de UTI para tratamento da doença.

Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA *
* Com informações do Iges-DF
CONTATO
ANTENADOS@ANTENADOS.COM.BR

(61) 98649-0522