The Best

Novacap Presenteia Brasília Com 37 Máquinas Para Asfaltar O DF

Equipamentos serão usados em todas as regiões em comemoração ao aniversário da empresa

As novas máquinas compactadoras suecas vão garantir asfalto com durabilidade de novo em todas as 33 regiões administrativas do Distrito Federal  | Foto: Vinícius de Melo

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) completa, nesta semana, 64 anos. Criada para construir a nova Capital Federal, mas mantida como braço direito do Governo do Distrito Federal (GDF) para a manutenção e conservação da cidade, a empresa deu início às comemorações nesta segunda-feira (14). E começou dando um presente para a cidade: 35 máquinas compactadoras e duas fresadoras. Os equipamentos vão garantir asfalto com mais qualidade em todo o DF.

As máquinas compactadoras são suecas e custaram, ao todo, cerca de R$ 7 milhões de reais. Já a partir desta terça-feira (15), elas seguirão para as cidades do DF, num sistema rotativo, desta forma, garantindo serviço em todas as 33 regiões administrativas.

De acordo com o vice-governador Paco Britto, as máquinas vão permitir ao Distrito Federal um asfalto muito melhor. “Um benefício para os veículos e para o cidadão, que vai ver, nas ruas, onde está sendo investido seu dinheiro”, disse. Paco lembrou ainda que com as compactadoras e fresadoras, será possível acabar com as eternas operações de tapar buracos e partir para o recapeamento completo das vias.

“Demonstramos, com ações simples como esta, que é a compra de equipamentos, que o governo está fazendo tudo que é seu dever. Um gesto que garante uma Brasília cuidada, moderna e bonita, como nasceu para ser”, enfatizou o diretor presidente da companhia, Fernando Leite. “Isso demonstra o carinho que temos tanto com a cidade, quanto com o dinheiro público”, completou o secretário de Governo, José Humberto Pires. “Muitos benefícios para a população”, arrematou o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Comemorações

UBS 11, na Expansão de Samambaia
Foto: Vinícius de Melo

Pela manhã, a Novacap começou as comemorações da data com a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) 11 na Expansão de Samambaia. Com investimento de R$ 3,2 milhões, cerca de 14 mil pessoas de quadras próximas à unidade, além da área rural e morro dos Macacos e do Sabão, serão beneficiadas com atendimento médico e odontológico.

No início da tarde, pouco antes do ato de entrega das novas máquinas, o presidente da empresa participou de um culto ecumênico celebrado pelo padre Edilson Santos da Costa e pelo pastor Leonardo Félix. “Não podemos comemorar com toda a família Novacap devido ao momento de pandemia, mas nossa gratidão a todos os servidores e colaboradores da empresa estão aqui representados”, disse Leite.

Os líderes religiosos fizeram orações e lembraram que a Novacap foi a base para a construção de Brasília. “Nada funciona sem a base, sem o alicerce”, comparou o pastor evangélico. Já o padre católico enfatizou que “assim como Deus é a esperança do povo que Nele crê, a Novacap vem garantindo a esperança dos moradores de Brasília em uma cidade dos sonhos”. Fernando Leite arrematou as lições das pregações afirmando que “a missão da construção foi grande, assim como é a de preservar”.

Para Paco Britto – que ao lado de sua esposa, Ana Paula Hoff, participou do culto, na sede da empresa -, ao longo dos 64 anos de existência da Novacap, que serão completados no próximo dia 19 de setembro, muitos nomes importantes passaram por lá. “Sob o comando de Israel Pinheiro, a Novacap teve em sua folha de pagamento pessoas importantes como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx. Porém, tão importante como eles, são todos os atuais 2 mil servidores e outros tantos que passaram por aqui”, afirmou o vice-governador.

“A Novacap é a ponta, é o sentir da população que o governo está atuando. E isso acontece graças ao trabalhador, que garante a reforma, a revitalização, a obra. Que honra a empresa e resgata a memória do DF”, finalizou Paco Britto. Fonte: Lívio Di Araújo, Da Agência Brasília