Educação

Orientações De Segurança Virtual Para Aulas On-Line

Circular estabelece protocolo de uso para inibir postagem de conteúdo impróprio na plataforma Google Sala de Aula

A partir de agora, a orientação para os professores é que desabilitem a autorização para que os estudantes compartilhem na sala virtual a tela de seus computadores. Somente o professor poderá exibir conteúdos| Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

No intuito de evitar a exibição de conteúdo impróprio às crianças durante as aulas virtuais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal encaminhou às escolas, no início da noite desta quarta-feira (7), uma circular em que estabelece padrões de uso da plataforma Google Sala de Aula.

Na última terça-feira (6), um incidente ocorrido na sala de aula virtual do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 11, em Taguatinga, deixou indignados professores, pais e responsáveis pelos estudantes. “O que aconteceu é um crime e como crime será tratado. Quem fez aquilo será descoberto pela polícia e terá que responder na forma da lei”, diz o secretário Leandro Cruz.

“O que aconteceu é um crime e como crime será tratado. Quem fez aquilo será descoberto pela polícia e terá que responder na forma da lei”. Leandro Cruz, secretário de Educação

A partir de agora, a orientação para os professores é que desabilitem a autorização para que os estudantes compartilhem na sala virtual a tela de seus computadores. Somente o professor poderá exibir conteúdos. O acesso rápido à aula também não será mais possível. Só entra com autorização expressa e apresentando para acesso o e-mail pessoal distribuído pela secretaria — nos formatos @edu.se.df.gov.br e @estudante.se.df.gov.br.

Há 470 mil estudantes e 72 mil profissionais da educação cadastrados na plataforma Google Sala de Aula. Desde o início do funcionamento, foram 17,5 milhões de acessos por parte de estudantes e outros 3,6 milhões de professores.

O número de postagens também foi expressivo: 11,4 milhões de estudantes e 400 mil de professores.

Somente nos primeiros três dias no ano letivo de 2021 a plataforma registrou 467.614 acessos, número é 185% maior que os 163.601 registros do ano passado, quando a ferramenta começou a ser usada.

As dicas contidas na circular valem para professores, estudantes e demais usuários. Confira:

SEGURANÇA NA INTERNET

→ desativar o compartilhamento de tela dos estudantes;

→ configurar a apresentação apenas para o professor;

→ desabilitar o acesso rápido (só entra com autorização do professor);

→ permitir a entrada no Meet apenas com e-mail institucional (Escola em Casa), no formato @edu.se.df.gov.br e @estudante.se.df.gov.br.

SUPORTE GOOGLE EDUCATION (https://support.google.com):

Administradores

Configurar permissões de estudantes e professores:

→ recomenda-se que apenas as unidades organizacionais que contêm professores e funcionários tenham permissão para iniciar, gravar ou transmitir reuniões.

Proteger videochamadas:

→ quando a Rede Pública de Telefonia Comutada – RPTC está ativada, qualquer pessoa com o número de discagem e o PIN da reunião pode participar da chamada; para proteção, é preciso desativar a telefonia.

Monitorar o desempenho da reunião:

→ para ver análises, incluindo os participantes, usar a ferramenta de qualidade do Meet.

Professores

Impedir que os estudantes reutilizem reuniões da turma:

→ para garantir que eles não entrem novamente em uma reunião já encerrada, usar reuniões com apelidos em vez de iniciar em um evento do Google Agenda;

→ mesmo que o apelido seja reutilizado, os participantes não podem entrar novamente em reuniões com apelido depois que o último participante sair, e o código de 10 dígitos da reunião deixar de funcionar.

Para criar uma reunião com apelido, use um dos seguintes métodos:

→ link curto, como g.co/meet/nickname;

→ acessar meet.google.com ou os apps Meet para dispositivos móveis e digitar o apelido da reunião no campo “Iniciar ou participar de uma reunião”;

→ usar o código do Meet gerado automaticamente pelo Google Sala de Aula.

Dúvidas

Esclarecimentos podem ser obtidos por meio do e-mail di_c@se.df.gov.br.

CEF 11

Os estudantes do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 11, de Taguatinga, tiveram as aulas suspensas nesta quarta-feira, 7. A decisão foi tomada para que os adolescentes, seus familiares e professores participassem de uma acolhida pela equipe da escola para acompanhamento da situação.

O corpo docente da unidade escolar também está recebendo os novos protocolos de segurança para utilização do sistema Google Sala de Aula. A rotina escolar será retomada amanhã, quinta-feira, 8.

A equipe gestora do Centro de Ensino Fundamental 11 registrou ocorrência na 17ª Delegacia de Polícia na terça-feira (6/04) e está fornecendo todas as evidências para a conclusão da investigação policial. Neste dia, uma sala de aula virtual foi invadida e ocorreu a exibição de conteúdo inapropriado.

A Secretaria de Educação está tomando as medidas cabíveis junto às autoridades para que os responsáveis sejam identificados e respondam pelo crime, conforme a legislação.

Leia a circular nº 013/2021 

*Com informações da Secretaria de Educação