The Best

Parada De Ônibus Ganha Pintura E Homenageia Relação Do Brasil Com Israel

Ação é promovida pela Embaixada de Israel com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF

Uma das paradas de ônibus da Galeria dos Estados, localizada no Setor Comercial Sul de Brasília (DF), está sendo reformada com uma arte muralista. A pintura faz referência à relação entre Israel e a capital do Brasil e é realizada pela embaixada israelense com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI-DF).

Para a chefe da diplomacia pública da Embaixada de Israel, Shani Tayar Rabinovich, a arte é a melhor forma de homenagear as coisas que você ama e aprecia. “Decidimos participar deste lindo projeto de restauração de áreas centrais de Brasília para celebrar a amizade e a cooperação entre nossas nações”, destaca Shani.

Foi feita uma montagem com a Torre de Davi e o Mar Morto, pontos
turísticos muito conhecidos de Israel, com elementos de Brasília como
a Ponte JK e os tradicionais ipês | Fotos: Divulgação/Escritório de
Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal

A chefe do EAI-DF, Renata Zuquim, acredita que a ação tem o potencial de promover as diversas culturas presentes na capital federal. “Nossa cidade reúne inúmeras nações que têm muito a agregar. Retratar um pouco dessas culturas nas paradas de ônibus é uma maneira de levar beleza e conhecimento à população que utiliza esses locais diariamente”, afirma.

Carolina Souto, que frequenta a parada todos os dias, concorda. “É beleza, não é? Melhora o aspecto da cidade nas paradas de ônibus e traz até higiene, porque está pintando, está limpando, é uma melhoria”, diz.

Desenho

Os artistas responsáveis pela arte muralista, Nivaldo Nunes e Geovani Pedroso, explicam que o objetivo de sua arte é chegar o mais próximo possível da realidade, ao mesmo tempo em que aplicam a técnica muralista. “Fizemos uma montagem com a Torre de Davi e o Mar Morto, pontos turísticos muito conhecidos de Israel. Também integramos elementos de Brasília como a Ponte JK e os tradicionais ipês”, conta Pedroso ao exibir os rascunhos.

“Nosso propósito é tirar a poluição visual das paradas de ônibus da cidade, como pichações e colagem de cartazes. Então, tiramos isso, pintamos de branco e depois cobrimos com o desenho”, explica Nunes.

A ação faz parte de uma revitalização planejada para a Galeria dos Estados, que inclui a participação de cerca de 100 artistas selecionados durante o 4° Encontro do Graffiti. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do GDF em 2020 e as pinturas estão sendo feitas até o dia 11 de julho.

Os artistas responsáveis pela arte muralista, Nivaldo Nunes e Geovani Pedroso,
explicam que o objetivo de sua arte é chegar o mais próximo possível da realidade,
ao mesmo tempo em que aplicam a técnica muralista

O uso do local onde está sendo feita a arte muralista que relaciona Israel e Brasília foi autorizado após uma articulação do EAI-DF com a Subsecretaria de Terminais (Suter), da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob).

Curiosidade

Os artistas Nivaldo e Geovani trabalham há anos com arte muralista e têm uma atuação social relevante por meio do Instituto de Artes Nivaldo Nunes (IANN), localizado em São Sebastião (DF).

Atualmente, o IANN atende cerca de 300 crianças carentes da região com projetos de arte muralista, taekwondo e futebol. Por meio do projeto “Sua Cidade Mais Linda”, eles já pintaram mais de 100 paradas de ônibus voluntariamente.

* Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal