The Best

Parque Tecnológico de Brasília Seleciona Projetos

Por meio de chamada pública, Biotic estimula incentivo ao desenvolvimento de sistema de apoio a decisões

Foto: Vinícius de Melo/VG-DF
Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Com o uso da tecnologia incorporado ao cotidiano, a geração de dados vem crescendo exponencialmente, o que evidencia a importância de áreas como big data e analytics em tudo que diz respeito a inovação. Pensando nisso, a Biotic S.A e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), lançam chamada pública de seleção de projeto de pesquisa para desenvolver um sistema de apoio a decisões.

A meta é levantar informações sobre os ecossistemas de inovação do Brasil e do mundo, criando um sistema de inteligência de dados que auxilie na tomada de decisões para a geração de novos negócios no âmbito do Parque Tecnológico de Brasília – Biotic.

Para auxiliar o desenvolvimento de um ecossistema inovador na capital federal, atenta a Secti, é necessário mapear ações que contribuam  na criação de novas empresas e geração de novos negócios.

Gestão de dados

“Qualquer empresa, hoje em dia, que esteja inserida na narrativa de inovação, lida com dados”, resume o diretor de Novos Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Biotic S.A, Leonardo Reisman. “Para o desenvolvimento de um ecossistema inovador, a gestão desses dados se torna fundamental, permitindo tomadas de decisões mais assertivas para a criação de um hub [processo específico de difusão de informações] tecnológico em Brasília”.

Com o uso de big data, esse mapeamento será uma ferramenta de apoio aos programas que visam impulsionar o empreendedorismo inovador, acelerando o crescimento do ecossistema de inovação, atraindo capital humano para a região e possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.

A chamada pública, destaca Leonardo Reisman, proporcionará à Biotic S.A, subsidiária da Terracap e responsável pelo desenvolvimento do Parque Tecnológico de Brasília, estratégias para tomada de decisão quanto ao estímulo do avanço tecnológico no DF.

“Esse sistema de gestão de dados proporcionará uma visão geral em relação ao comportamento de outros ecossistemas de inovação”, explica o gestor. “A utilização dessa inteligência vai melhorar o processo de decisões estratégicas para o desenvolvimento do Biotic.”

Áreas contempladas

O projeto envolverá aplicações nos campos da cientometria, webometria e informetria e deverá contar com levantamento de dados referente aos ecossistemas de inovação internacional, nacional e regional, incluindo suas principais áreas de conhecimento, capacitação humana e mão de obra qualificada em desenvolvimento científico e tecnológico, bem como as principais iniciativas para a promoção da inovação e geração de novos negócios. O sistema também vai contribuir na identificação dos fatores intervenientes para o desenvolvimento bem-sucedido de empreendimentos, em especial startups.

Todos os mapeamentos deverão ser acompanhados por aplicativo para navegação e interação com os resultados, possibilitando novas buscas e geração de resultados por parte da área de inteligência da Biotic S.A.

A chamada pública é realizada no âmbito do Programa Desafio DF (Edital 04/2020 – FAP-DF), uma ação de fomento à pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico e inovação (PD&I) da Secti/FAP-DF desenvolvida para atender a demanda pública apresentada à fundação por órgãos e instituições da administração pública direta ou indireta do Distrito Federal.

Como participar

  • Chamada pública nº 002/2020 – Projeto “Sistema de tomada de decisão sobre geração de startups e empreendimentos atuantes nas áreas de interesse do Parque Tecnológico de Brasília”
  • Inscrições: 4/8 a 2/9.
  • Edital e informações sobre a chamada estão disponíveis na página de editais da FAP-DF.
  • Contato: cootec@fap.df.gov.brsucti@fap.df.gov.br

 Com informações da Secti/FAP-DF