Educação

Planaltina vai Ganhar Nova Sede do Centro Interescolar de LĂ­nguas (CIL)

Governador visitou obras em andamento no complexo educacional da cidade, que permite remanejamento de setores e ampliação da oferta de idiomas

Planaltina está prestes a ganhar uma nova sede para funcionamento do Centro Interescolar de Línguas (CIL), o que vai permitir triplicar a capacidade de ensino. O complexo do Setor Educacional está em fase final de obras para remanejar os serviços e dar melhor utilização para o espaço. A previsão é que o número de alunos passe de 700 para três mil já no segundo semestre de 2020. Na quarta-feira (8), o governador Ibaneis Rocha vistoriou o local e pediu rapidez nas entregas.

Os reparos, adaptações e mudanças no complexo começaram em abril do ano passado, a partir de R$ 1 milhão de verbas de emendas parlamentares destinada ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) . No local, a Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato já foi melhorada e a Coordenação Regional de Ensino (CRE) migrou, em janeiro, de um anexo do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 4 para um galpão que era subutilizado foi reformado.

Isso permitiu que o espaço, agora desocupado, voltasse a ser para estudo, tornando realidade a esperada sede do CIL na cidade. Nos últimos cinco anos, ele funcionou de forma improvisada, somente no período noturno, no Centro de Ensino Centro de Ensino Fundamental (CEF) 8. A melhoria permitirá ampliar a oferta para três turnos e, assim, permitir que alunos de outras faixas etárias aprendam inglês, espanhol e francês.

Em blitz surpresa, o governador esteve no local, acompanhado do administrador regional da cidade, Célio Rodrigues, e líder do governo na Câmara Legislativa do DF, o distrital Cláudio Abrantes, autor da emenda que permite a execução das ações. Ansioso com a conclusão dos serviços, o chefe do Executivo determinou celeridade nas ações.

O coordenador regional de Planaltina, Bento Alves dos Reis, vai se reunir com a empresa para agilizar a entrega completa da obra. Na nova sede do CIL, os serviços estão em fase final, com os últimos detalhes – instalação de ar condicionado e quadro branco. Até mesmo o mobiliário já está disponível.

“Teremos mais duas mil vagas para oferecer, já que poderá funcionar em três turnos. Vai triplicar a capacidade. O GDF entrega não só uma sede nova à regional, aos servidores que trabalhavam em área improvisada, como também uma sede para o CIL. Está tudo muito bonito, é como se o prédio fosse novo, inclusive com jardinagem”, diz o coordenador regional de ensino.

Com a conclusão de mais essa etapa, o próximo passo será a dar andamento à construção de um auditório com 130 lugares no espaço de um depósito. O local servirá para abrigar eventos, programas e projetos da comunidade escolar.

CIL no DF

Atualmente, são mais de 48 mil alunos matriculados em 17 unidades de centros interescolares de línguas na capital, onde os estudantes podem aprender gratuitamente inglês, espanhol, francês, japonês e até alemão, no contraturno das aulas regulares, com aulas e projetos inovadores. Vagas também são destinadas à comunidade.

Além de Planaltina, também há unidades na Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Neste ano, a oferta de cadeiras em outra sede também aumentou, graças à reorganização da estrutura da coordenação regional de ensino.

Fonte: JÉSSICA ANTUNES, DA AGĂŠNCIA BRASĂŤLIAÂ