sábado , 28 de novembro de 2020

Por Que Setembro, E Por Que Verde?

A Refresh Brazil colabora com as campanhas pela acessibilidade e inclusão da Pessoa com Deficiência, doação de órgãos e prevenção do câncer de intestino

Campanhas do Setembro Verde pelo Brasil convidam a sociedade a refletir sobre os direitos das Pessoas com Deficiência. Outros alertas, no entanto, chamam a atenção para o crescimento do índice do câncer de intestino em adultos jovens, além da necessidade da doação de órgãos.

Setembro Verde Refresh Brazil

Símbolo da campanha nacional

Setembro VERDE

Em primeiro lugar, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social.

Em seguida, a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, em 14 de Julho, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.

Contudo, a cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência.

A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições.

E, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

 Campanha busca alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de intestino

Atualmente, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, 90% dos casos de câncer no intestino poderia ser evitado.

Por isso, em 2019, as campanhas buscam alertar a população para a prevenção, uma vez que o câncer de intestino é o segundo mais incidente nas mulheres e o terceiro em homens.

Estima-se que este ano o câncer de intestino será o segundo tumor mais incidente em mulheres brasileiras, com cerca de 18.980 casos, perdendo apenas para o câncer de mama.

Já entre os homens é a terceira causa de câncer com estimativa de 17.380 casos registrados. E existe um alerta: o crescimento da doença em adultos jovens.

Setembro Verde também marca a Campanha Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Outra data importante neste mês, é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro.

A data idealizada pela ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, busca, então, conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.

A ideia é ajudar as pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas. Assim, devemos lembrar dessas datas pela cidadania, co participação social e na igualdade de condições.

O intuito é continuar na luta pela ampliação de direitos, por uma sociedade mais justa.

Por fim, vale a pena refletir: o que podemos fazer para garantir uma sociedade mais justa, inclusiva e acessível? Fonte: refreshbrazil

CONTATO
ANTENADOS@ANTENADOS.COM.BR

(61) 98649-0522