The Best

Reflorestamento vai plantar mais de 3 mil mudas nativas em Águas Emendadas

Quatro comunidades manifestaram o interesse em receber as plantas

Receberão as mudas agricultores e moradores das comunidades Quintas do
Vale Verde, Bonsucesso, Quintas do Maranhão e Jardim Morumbi, que
manifestaram o interesse em receber as plantas | Foto: Divulgação / Emater-DF

Mais três mil mudas de árvores nativas do Cerrado serão doadas a moradores de quatro comunidades rurais do entorno da Estação Ecológica das Águas Emendadas (ESECAE), em Planaltina (DF). Metade das plantas será entregue nesta sexta-feira (12) e o outro restante na sexta da próxima semana, dia 19.

A ação é realizada por meio de uma iniciativa de uma associação informal que atua no local, intitulada Guardiões das Águas Emendadas (GAE), em parceria com a Emater-DF, a Secretaria de Agricultura (Seagri) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), para reflorestar a região.

Receberão as mudas agricultores e moradores das comunidades Quintas do Vale Verde, Bonsucesso, Quintas do Maranhão e Jardim Morumbi, que manifestaram o interesse em receber as plantas.

Eles vivem em uma região chamada de zona de amortecimento da Esecae. Ou seja, não faz parte da estação ecológica, mas circunda a área e é importante para a preservação.

De acordo com a extensionista do escritório da Emater de Planaltina, Gesinilde Radel Santos, a distribuição coletiva de mudas foi um pedido da GAE à Emater-DF.

Ela conta que, normalmente, para conseguir mudas, os agricultores precisam procurar a Emater-DF e preencher um formulário específico do Programa Reflorestar.

A Emater encaminha o documento ao programa com a quantidade de mudas necessárias e adequadas para a área a ser reflorestada e, depois, o próprio agricultor precisa ir buscá-las no local indicado pela secretaria e transportá-las até a sua propriedade.

“Na ação, que está sendo feita agora, os agricultores interessados se cadastraram nas respectivas associações informando a quantidade de mudas e nós, da Emater-DF, fizemos quatro pedidos grandes: um para cada comunidade. A Seagri, por sua vez, além da doação das plantas vai ajudar também levando as mudas até um ponto de distribuição em cada uma das comunidades, onde os moradores farão a retirada. Ou seja, todo o processo foi facilitado”, explica Gesinilde.

Nesta sexta, as entregas ocorrerão a partir das 9h na sede da Associação do Bonsucesso e da Quintas do Maranhão, No dia 19, a ação ocorrerá em Quintas do Vale Verde e Jardim Morumbi. Os produtores já receberam todas as orientações sobre a forma correta de plantar e de fazer a manutenção das mudas.

* Com informações da Emater-DF