Saúde

Secretaria de Saúde Recebe 560 Oxímetros para Pacientes na Atenção Primária

Secretaria de Saúde recebe doação de aparelhos que vão auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de casos da Covid-19

Pequeno dispositivo conecta-se a uma parte do corpo, como dedos ou lóbulo da orelha, para fazer o teste indolor | Foto: Agência Saúde

A Secretaria de Saúde recebeu da Fundação Itaú 560 oxímetros e distribuiu para as superintendências regionais de saúde do Distrito Federal. Os equipamentos serão utilizados nas unidades básicas de saúde (UBSs) e auxiliarão no diagnóstico e acompanhamento dos casos de Covid-19.

Os oxímetros serão utilizados por equipes de estratégia de saúde da família, equipes de consultório de rua e equipes na saúde prisional. A doação foi mediada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Esse oxímetro vai ser de extrema importância para que a gente consiga fazer desde o diagnóstico dos casos até o acompanhamento da evolução desses casos” Francisco Damasceno, coordenador da Atenção Primária à Saúde

A entrega dos aparelhos foi feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Colina, em Sobradinho, e contou com a presença do secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo. Ele enfatizou a importância de melhorar o suporte à Atenção Primária.

“Chegou o momento de colocar a Atenção Primária como protagonista, porque as pessoas só buscam a Atenção Secundária, os hospitais, e precisamos desafogar esses locais. Esse aparelho vai possibilitar identificar casos de Covid-19 no início e, dessa forma, proteger a população”, vislumbrou o secretário.

“Os oxímetros vão auxiliar como equipamento adicional na identificação da hipoxemia, que é um dos principais sinais de gravidade da síndrome respiratória do coronavírus. Principalmente o paciente que já está com uma saturação menor que 94. Já é um sinal de gravidade”, explicou o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Fernando Érick Damasceno.

Aparelhos foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada região, de modo a não faltar oxímetros em UBSs | Foto: Agência Saúde

Já o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Gustavo Bernardes, explicou que o DF está na nova fase da Covid-19 e, neste sentido, os aparelhos de oxímetro são ainda mais importantes na tarefa de identificar casos precoces de infectados pelo novo coronavírus.

Por sua vez, a superintendente da Região de Saúde Norte, Sabrina Gadelha, agradeceu a doação dos aparelhos e ressaltou a importância deles na detecção da Covid-19. “Temos uma Atenção Primária muito atuante na Região Norte e esses oxímetros irão dar suporte para os profissionais de saúde que estão na linha de frente, ajudando no diagnóstico e identificando se será necessário internação ou não do paciente”, destacou.

Função

O oxímetro recebido é um pequeno dispositivo em forma de clipe que se liga a uma parte do corpo, como dedos ou lóbulo da orelha. Com ele é possível fazer o exame de oximetria, que é um teste não invasivo e indolor que mede o nível de saturação de oxigênio ou os baixos níveis de oxigênio no sangue, a hipoxemia. Ele pode detectar rapidamente até pequenas mudanças na eficiência com que o oxigênio é transportado para as extremidades mais distantes do coração, incluindo pernas e braços.

O coordenador Fernando Damasceno reforçou a importância do equipamento nos cuidados dos pacientes com Covid-19. “Esse oxímetro vai ser de extrema importância para que a gente consiga fazer desde o diagnóstico dos casos até o acompanhamento da evolução desses casos”, elogiou.

Os aparelhos foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada região, de modo a não faltar oxímetros em nenhuma UBS. Para a Região de Saúde Centro-Sul foram destinadas 66 unidades, enquanto a Central ficou com 36, a Região Norte com 90, a Sul com 61, a Oeste com 87, a Região Sudoeste com 141 e a Leste com 59 unidades, além das 20 peças que foram entregues ao Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad). Atualmente, são 580 as equipes de Saúde da Família no DF.

Com informações da Secretaria de Saúde