The Best

Setur-DF premia o Melhor IpĂȘ Feito de Artesanato

Foram recebidos mais de 13 mil votos durante o concurso, que classificou quatro finalistas

A entrega do prĂȘmio Melhor IpĂȘ Feito de Artesanato aconteceu nesta quarta-feira (29), na Loja de Artesanato de BrasĂ­lia, localizada no Shopping PĂĄtio Brasil. O concurso foi idealizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e resultou de uma exposição de produtos criados pelos artesĂŁos da cidade, cujo tema foi o ipĂȘ, sĂ­mbolo de BrasĂ­lia.

Concorrendo com outros 25 artesãos, Aparícia Porto foi a vencedora do concurso realizado pelo Instagram, com 5.753 votos: “Sinto-me honrada em estar representando os artesãos de Brasília” | Fotos/Setur-DF

A comunidade selecionou os vencedores por meio de uma votação aberta na pågina oficial do Instagram do Artesanato de Brasília (@artesanatodebrasilia). Aparícia Porto foi a vencedora com 5.753 votos. Ela concorreu com 25 artesãos, que receberam, no total, mais de 13 mil votos. As artesãs Maria Bordadeira, Cleziania Ribeiro e Danny Souza receberam certificado de participação.

Este prĂȘmio vai dar visibilidade ao produto e ao artesĂŁo, Ă© uma experiĂȘncia inovadora que contribui na divulgação do trabalho de forma profissional” Roze Mendes, mestre-artesĂŁ

“Sou muito grata Ă  Secretaria de Turismo e Ă  secretĂĄria Vanessa Mendonça pela oportunidade. Sinto-me honrada em estar representando os artesĂŁos de BrasĂ­lia. É importantĂ­ssimo esse apoio e reconhecimento favorecendo a divulgação do nosso trabalho. Meu objetivo Ă© alcançar pessoas que ainda nĂŁo conhecem minha arte. Tenho certeza que essa oportunidade abrirĂĄ portas”, agradece AparĂ­cia.

O trabalho da ganhadora Ă© elaborado com a tĂ©cnica do bordado livre. A artesĂŁ, que Ă© uma apaixonada pelos ipĂȘs, envia aos seus clientes, em um gesto de carinho, uma semente da ĂĄrvore: “Dessa forma, meus clientes vĂŁo plantando ipĂȘs por todo o Brasil”, finaliza a vencedora.

A cerimĂŽnia de entrega da premiação contou com a presença da mestre-artesĂŁ Roze Mendes, para quem, o prĂȘmio Ă© excelente oportunidade para profissionalizar a divulgação do trabalho. “Este prĂȘmio vai dar visibilidade ao produto e ao artesĂŁo, Ă© uma experiĂȘncia inovadora que contribui na divulgação do trabalho de forma profissional”, ressalta a artesĂŁ.

Uma das trĂȘs artesĂŁs que receberam certificado, Danny Souza
usou o concurso para registrar seu retorno a BrasĂ­lia

Danny Souza tambĂ©m participou do concurso e recebeu o certificado. Emocionada, contou que durante a pandemia se mudou de BrasĂ­lia, mas voltou hĂĄ pouco tempo. “Logo nos primeiros dias me deparei com esse concurso, resolvi participar e, para registrar meu retorno, coloquei no meu trabalho meu carinho pela cidade. Acrescentei a Catedral, que amo, alĂ©m do ipĂȘ. Agradeço Ă  Setur-DF por promover esse concurso que valoriza muito nosso trabalho”, disse.

O prĂȘmio

Para participar da competição, os artesãos enviaram uma foto dos seus produtos com nome completo e telefone para o e-mail destinado ao concurso. A votação foi realizada por meio do perfil do Artesanato de Brasília, no Instagram, entre os dias 23 e 25 de agosto. O resultado saiu no dia 30 de agosto.

A coordenadora de promoção de artesanato, Ana Paula Rabelo, esteve presente na cerimÎnia de premiação e na ocasião representou a secretåria de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Ana Paula destacou a importùncia de açÔes promovidas pela Setur-DF, como o apoio ao artesão.

“A missĂŁo da Secretaria de Turismo frente ao artesanato Ă© transformar a vida do artesĂŁo. Posso afirmar que desde o inĂ­cio da gestĂŁo do governador Ibaneis Rocha e da secretĂĄria Vanessa Mendonça, nĂŁo houve um dia em que a palavra artesanato deixou de ser pronunciada em nossas açÔes. Saibam que muitas outras açÔes como esta estĂŁo sendo providenciadas para que o artesanato continue em desenvolvimento”, finalizou a coordenadora.

*Com informaçÔes da Secretaria de Turismo do DF