Educação

Vamos Escrever Uma Carta De Amor? Descubra Por QuĂȘ

Projeto leva aos alunos do ensino mĂ©dio e moradores de trĂȘs regiĂ”es administrativas, um espaço para pensar sobre as cidades e suas relaçÔes sociais

Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto Cartas de Amor nas Ruas leva aos alunos do ensino médio do DF, moradores das regiÔes administrativas de Ceilùndia, São Sebastião e Recanto das Emas, um espaço de protagonismo para pensar sobre as cidades e suas relaçÔes sociais. Os estudantes participam da produção das cartas juntamente com os idealizadores do projeto, que recebeu aporte de R$ 100 mil e gerou 27 empregos diretos e 48 indiretos. O projeto é da atriz Nadja Dulci.

Alcance nacional

As oficinas sĂŁo levadas aos alunos por professores da Secretaria de Educação do DF, para assim produzirem as cartas que serĂŁo entregues ao pĂșblico na Mostra Carta de Amor nas Ruas Virtuais, que acontece nesta sexta-feira, Ă s 19h, no canal do YouTube do Cartas de Amor.

AlĂ©m de incentivar a escrita e leitura de inĂșmeros jovens, o projeto busca dar mais voz e fazĂȘ-los pensar no amor como principal fundamento para transformação do planeta. Segundo Susana Aune, o projeto fortalece esses jovens.

“Este projeto reĂșne pessoas engajadas em dar o mĂĄximo de estrutura, acolhimento e acesso a esses adolescentes e trazĂȘ-los foco e esperança, sempre sob o ponto de vista amoroso e afetivo. Amplia este discurso por meio da sua abertura ao pĂșblico com atividades abertas a quem sentir interesse de participar.”

Cartas de Amor nas Ruas alcançou mais de 194 mil pessoas, com forte engajamento também nas redes sociais, graças ao formato virtual, chegando a muitas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, São João Del Rey, Ouro Preto, Fortaleza, Santos Dumont e Viçosa. Todo esse alcance då ainda mais força ao projeto e a seus envolvidos, principalmente os alunos.

O projeto ofereceu tambĂ©m aulas abertas ao pĂșblico com Gabriel Martins – diretor de cinema;  Roberta Estrela D’Alva – atriz, diretora, pesquisadora e slammer; e Rita Von Hunty – professora, atriz  e apresentadora do programa do canal  Tempero Drag. Ana FlĂĄvia Garcia, Gabriel GuirĂĄ, MarĂ­lia Cunha e Nadja Dulci coordenaram as oficinas com os estudantes do DF.

TrĂȘs Perguntas/Susana Aune

Qual a importùncia desse fomento do FAC para o Carta de Amor Nas Ruas?

O FAC Ă© historicamente a maior e mais democrĂĄtica polĂ­tica pĂșblica de aporte cultural do DF. Com recursos do FAC, Ă© possĂ­vel entregar a todos os tipos de pĂșblico projetos de extrema qualidade que o nutrem de reflexĂ”es, intelecto, inspiração, sonhos e apoderamento dentre muitas outras sementes essenciais para a existĂȘncia sustentĂĄvel de uma sociedade.

Como os estudantes interagiram?

Trata-se de um projeto livre com interlocução entre teatro, literatura, artes do corpo e da voz, cinema e educação, que entre 22 de março e 16 de abril, interagiu com alunos das escolas pĂșblicas do ensino mĂ©dio do Distrito Federal, moradores das cidades de CeilĂąndia, SĂŁo SebastiĂŁo e Recanto das Emas. Os estudantes participam de uma imersĂŁo de escrita afetiva de cartas com os orientadores de cena e arte-educadores.

Qual o alcance do projeto?

Entre o mĂȘs de fevereiro e março, tivemos 194 mil pessoas alcançadas e 1.863 pessoas engajadas com as publicaçÔes da pĂĄgina do Facebook Cartas de amor nas Ruas. No perfil do Instagram alcançamos 196.800 mil contas e 3.569 interaçÔes nos Ășltimos 30 dias.

Links do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gy1yiuQXSeo

 https://www.youtube.com/channel/UCwKuWz8ffiiCNeWRiCtf-cw

Com informaçÔes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa Â