Evento capacitou autoridades de monitoramento e preparou ações para a Semana da Transparência 2025
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realizou, entre 12 e 14 de maio, o 4º Encontro de Autoridades de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação, com o objetivo de capacitar as autoridades de monitoramento do DF para implementar as ações do Plano de Aperfeiçoamento de Competências da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Um dos destaques do encontro foi a apresentação do Índice de Transparência Ativa (ITA) do 1º trimestre, que trouxe diagnósticos sobre os principais desafios nos portais institucionais. Além disso, foram discutidos o programa LAI em Foco e o workshop de planejamento da Semana da Transparência 2025.
O programa LAI em Foco engaja servidores e cidadãos, reforçando a importância da participação social e do controle público na gestão governamental – essa é uma iniciativa da CGDF, desenhada para fortalecer a cultura de transparência e o acesso à informação no Governo do Distrito Federal.
Durante o evento, foi realizado o lançamento do Plano de Aperfeiçoamento de Competências, com foco na disseminação do conhecimento sobre a lei e no compartilhamento de ações práticas, sugeridas em encontros anteriores. Entre as iniciativas previstas estão capacitações internas e campanhas de divulgação.
Sobre a importância de monitorar a Lei de Acesso à informação, Arthur Pereira, diretor de Acessibilidade no Turismo e Cultura, diz que “o monitoramento da lei é a concretização do princípio da transparência. Então conversamos muito sobre o acesso da população às informações, sobre a organização do próprio órgão em relação aos outros. É de suma importância.”
Por Agência Brasília, com informações da Controladoria-Geral | Edição: Vinicius Nader