Antenados Blog The Best ‘A Revoada’ será atração infantil no mês das crianças em Samambaia
The Best

‘A Revoada’ será atração infantil no mês das crianças em Samambaia

Espetáculo que conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura está em cartaz no Espaço Galpão do Riso; alunos de escolas públicas de 4 RAs têm transporte gratuito

 

No mês das crianças, Samambaia recebe o espetáculo infantil A Revoada. Direcionada ao público da primeira infância e acompanhada de um livro, a peça conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo também contará com uma mediação pedagógica guiada para facilitar a
percepção e aprendizado dos pequenos espectadores. A ação será realizada com o
auxílio do livro-brinquedo pedagógico da autora Flavia Louredo | Foto: Divulgação

Serão oferecidos ônibus gratuitos para instituições de ensino de Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Taguatinga, facilitando o acesso de estudantes de escolas públicas do DF. As 20 sessões gratuitas contarão com o auxílio de intérpretes de Libras.

O espetáculo surgiu do intercâmbio dos grupos Nutra Teatro (DF), Nuviar (RJ) e da diretora Fabianna de Mello, da Cia Bondrès (RJ). As apresentações, que estrearam nesta sexta-feira (6) no Espaço Galpão do Riso, no Centro Comunitário Samambaia Norte, serão realizadas ainda nos dias 6, 10, 11, 16, 17, 18 e 19 de outubro, às 9h e às 15h.

Nas sessões dos dias 11 e 20 de outubro, às 9h e às 15h serão disponibilizadas audiodescrição para público com deficiência visual. Para mais informações de horários e ingressos, é só acessar o site da Nutra Teatro.

“O espetáculo ‘A Revoada’ faz uma metáfora entre os pássaros e os seres humanos se descobrindo como seres individuais e em grupo. E é justamente na infância que as crianças vão começar a se descobrir como indivíduos. Muitas dessas crianças nunca tiveram contato com o teatro, então está sendo uma experiência linda”Paula Sallas, atriz do coletivo

Livro-brinquedo

O espetáculo também contará com uma mediação pedagógica guiada para facilitar a percepção e aprendizado dos pequenos espectadores. A ação será realizada com o auxílio do livro-brinquedo pedagógico da autora Flavia Louredo.

Cada turma participante receberá um exemplar do livro para continuar desenvolvendo as possibilidades pedagógicas na escola e o professor receberá, além do livro, um material-tutorial online que ensina como utilizar a ferramenta na sala de aula.

De acordo com a atriz e integrante do coletivo, Paula Sallas, a ideia de criar um livro baseado no espetáculo foi para estimular a imaginação das crianças e para que elas pudessem lembrar da história da peça, além de construir novas histórias.

Autodescoberta

A peça é inspirada na obra persa do século XII A Conferência dos Pássaros, de Farid ud-Din Attar, e narra a história de quatro pássaros: um pato, um papagaio, um rouxinol e um pardal, que realizam uma migração juntos para sobreviverem ao frio.

Durante o caminho, as aves descobrem seus medos e fragilidades e, a partir do convívio em grupo, começam a colaborar entre si para realizarem a grande revoada – que é quando a ave voa de volta ao local de partida.

“O espetáculo A Revoada faz uma metáfora entre os pássaros e os seres humanos se descobrindo como seres individuais e em grupo. E é justamente na infância que as crianças vão começar a se descobrir como indivíduos. Muitas dessas crianças nunca tiveram contato com o teatro, então está sendo uma experiência linda”, declara Sallas.

Jak Spies, da Agência Brasília

Sair da versão mobile