Antenados Blog Cidadania Ação itinerante apoia administrações regionais na elaboração de planos estratégicos
Cidadania Economia

Ação itinerante apoia administrações regionais na elaboração de planos estratégicos

Técnicos da Secretaria de Economia têm visitado cidades do DF para ajudar na concepção do documento; comitiva já passou pelo Plano Piloto e Lago Sul

 

Equipes da Secretaria de Economia (Seec-DF), em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF), deram início nesta segunda-feira (19) a uma ação itinerante para ajudar as 35 administrações regionais do Distrito Federal a elaborarem planos estratégicos institucionais. A comitiva esteve no Plano Piloto e no Lago Sul; até o fim de setembro, os técnicos irão concluir todas as visitas.

“A proposta é ampliar o diálogo com os servidores que estão lá na ponta. Ouvir, trocar experiências e ajudá-los a planejar o atendimento das demandas da comunidade local, sempre alinhados ao Plano Estratégico do Distrito Federal 2024-2060”, explica o secretário-executivo de Planejamento da Seec, Otávio Veríssimo.

Nessa segunda (19), comitiva esteve no Plano Piloto e no Lago Sul; até o fim de setembro, os técnicos irão concluir as visitas a todas as regiões administrativas do DF | Foto: Divulgação/ Seec-DF

Durante as visitas, as equipes das administrações regionais preenchem um questionário específico sobre atividades desempenhadas, infraestrutura, recursos humanos e atendimento à população. A proposta é que, além dos planos estratégicos institucionais, as cidades consolidem mapas estratégicos contendo a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos dos órgãos, bem como listas de indicadores para mensuração das metas e de ações que viabilizem o alcance dos indicadores.

“É um trabalho que está sendo feito desde julho com as oficinas que oferecemos dentro da Escola de Governo”, explica o subsecretário de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos, Adriano Arruda Barbosa Leal. “Agora, estamos fazendo uma escuta ativa sobre capacitação das equipes e a respeito de ações de melhoria da infraestrutura das administrações. Mas o foco é a busca de melhorias do serviço entregue à população”, complementa.

Arte: Seec-DF

O secretário adjunto de Governo, Valmir Lemos de Oliveira, fez questão de acompanhar de perto as primeiras visitas técnicas. Segundo ele, o trabalho vai fortalecer a entrega do serviço público ao cidadão. “O planejamento é uma atividade constante e diária para que as administrações possam fortalecer seu trabalho com a comunidade local e para a integração governamental”, avalia.

O administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, explica que “o grande objetivo de um governo responsável é atender às demandas da população”. De acordo com ele, a capacitação das equipes é fundamental, pois são elas as responsáveis pelo atendimento diário da população do Distrito Federal, tanto na execução e no acompanhamento de obras quanto na escuta e no atendimento da sociedade.

Para o administrador do Plano Piloto, Bruno José Bandim Olímpio, o curso de capacitação realizado pelos servidores e as reuniões com o corpo técnico para pensar o planejamento estratégico institucional são fundamentais para “colocar em prática um bom atendimento voltado à comunidade do Plano Piloto”.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Economia | Edição: Carolina Caraballo
Sair da versão mobile