Antenados Blog Meio Ambiente Agentes da Vigilância Ambiental recebem capacitação no Sistema de Ouvidorias da Saúde
Meio Ambiente

Agentes da Vigilância Ambiental recebem capacitação no Sistema de Ouvidorias da Saúde

Objetivo é aprimorar as habilidades de gestão de mais de 200 servidores responsáveis por mediar o contato entre o cidadão e a Administração Pública

 

Servidores da Secretaria da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizaram, na última semana, o curso de formação em Ouvidoria “Construindo Pontes: Capacitação de Ouvidores na Saúde Pública”. O objetivo foi aprimorar as habilidades de gestão dos servidores responsáveis por mediar o contato entre o cidadão e a administração pública do Distrito Federal.

O treinamento tem carga horária de 20 horas e as aulas da última turma a ser capacitada – de um total de 10 – devem se encerrar apenas no final de novembro. O treinamento visa qualificar mais de 200 ouvidores da pasta no atendimento à população, com foco dedicado exclusivamente à temática da saúde.

“Nós, servidores, precisamos sempre buscar melhorias para a população”, afirma a Assistente técnica da Dival, Maria do Carmo Sobrinho | Fotos: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

A terceira turma a participar do curso foi formada por interlocutores titulares de Ouvidoria da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival). Ao todo, a capacitação também se destina a agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Administração Central e dos hospitais regionais da pasta.

A ouvidora Eliane Simeão atua há 23 anos no Sistema de Ouvidorias do DF

O projeto é coordenado pela Gerência de Acompanhamento de Ouvidorias (Geaco), em parceria com a Gerência de Ensino em Saúde (GES) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). À frente da Geaco, o servidor João Batista de Oliveira explica que o curso tem participação de profissionais de diversas áreas. “Além das instruções dos servidores da Geaco, também participam especialistas da SES-DF, incluindo biólogos, auditores de atividades urbanas e outros ouvidores mais experientes. Esses instrutores agregam conhecimentos práticos dos serviços prestados ao cidadão”, pontua Oliveira.

Um desses especialistas é a ouvidora titular da Região de Saúde Sul, Eliane Simeão. Com uma trajetória de mais de duas décadas atuando no Sistema de Ouvidorias do DF, Eliane é a ouvidora mais antiga de todo o Distrito Federal e uma das principais palestrantes no treinamento. “São 23 anos atuando na Ouvidoria. Para mim, cada dia é um aprendizado, um ensinamento”, conta.

Por Agência Brasília, com informações da SES-DF | Edição: Saulo Moreno
Sair da versão mobile