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Ambulatório do HRSM faz readequações para agilizar atendimentos

Com algumas medidas, o tempo médio de permanência do paciente desde a chegada até o fim do atendimento é de 45 minutos

 

Graças a uma readequação no sistema de gerenciamento do ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o tempo médio de permanência dos pacientes dentro da unidade caiu de 1h30 para 45 minutos, desde a chegada até o fim da consulta agendada. “Desmembramos alguns serviços para garantir a agilidade no atendimento e, desde setembro, fizemos as adequações, que já mostram excelentes resultados”, afirma o chefe de Tecnologia da Informação do HRSM, Vinícius Mota. “Em dois meses, foram 56 horas reduzidas”.

Novo sistema melhora a qualidade dos serviços prestados aos pacientes do hospital | Foto: Divulgação/IgesDF

Em cerca de 15 dias, os pacientes recebem uma ligação com o agendamento da consulta médica e um dia antes recebem outra ligação para confirmação da presença. Depois disso, a equipe divide os pacientes por blocos de atendimentos e de acordo com a agenda de cada especialidade. Os pacientes são orientados no momento dos agendamentos e confirmações de consultas por horários em blocos, divididos em três horários por período: às 7h, 8h e 9h, de manhã, e às 13h, 14h e 15h, à tarde.

“A separação por blocos visa reduzir a superlotação dentro do ambulatório e o respeito aos critérios de atendimento preferencial”, explica a gerente de Cuidados Ambulatoriais do HRSM, Raiane Alves.

Além dos atendimentos em blocos, o ambulatório criou a agenda virtual para otimizar a ida do usuário na unidade e sala de regulação ambulatorial. Os agendamentos de retornos e inserções nos sistemas de regulação são feitos imediatamente após as consultas. Os usuários passam na recepção com a solicitação e aguardam em casa a ligação de confirmação do retorno, conforme a estratificação efetuada pelo profissional médico.

 

Por Agência Brasília, com informações do IgesDF | Edição: Chico Neto

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