Antenados Blog Educação Capacitação aborda a entrega voluntária de recém-nascidos para adoção
Educação Saúde

Capacitação aborda a entrega voluntária de recém-nascidos para adoção

Treinamento voltado para colaboradores das equipes multidisciplinares do IgesDF ocorreu no auditório do Hospital de Santa Maria, nesta segunda (9)

 

Nesta segunda-feira (9), os colaboradores das equipes multidisciplinares do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram de uma capacitação sobre “Adoção: da entrega voluntária aos primeiros cuidados com o recém-nascido”. Realizado no auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o curso foi promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) e foi aberto para o público externo e interessados no tema.

A capacitação também abordou os cuidados gerais com os recém-nascidos | Foto: Divulgação/ IgesDF

Foram abordados vários tópicos relacionados à legislação vigente sobre a entrega voluntária para adoção, como a importância do sigilo profissional e o prazo legal que a mãe biológica tem para desistir do processo.

“Trabalhamos o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a questão e explicamos como os profissionais devem agir quando a mãe deseja entregar seu bebê para adoção, inclusive respeitando a vontade dela. Se ela não quiser que ninguém saiba da criança, nem os avós nem a família paterna, respeitamos a decisão dela e a criança fica no hospital; os órgãos competentes são acionados e ela vai para as instituições ou um lar temporário até ser adotada”, informa a assistente social da Diep, Beatriz Liarte.

 

Por Agência Brasília, com informações do Iges-DF | Edição: Carolina Caraballo
Sair da versão mobile