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Cerimônia premia melhores redações sobre mudanças climáticas, Amazônia e Cerrado

Concurso reflete importância da educação ambiental e engaja estudantes da rede pública de ensino do DF nas discussões sobre mudanças climáticas

 

Na tarde de quarta-feira (4), no Auditório Neusa França, da Secretaria de Educação (SEEDF), foi realizada a cerimônia de premiação do I Concurso de Redação: Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis. O evento premiou os três melhores textos produzidos por estudantes da rede pública, que abordaram temas relacionados à preservação ambiental e às mudanças climáticas.

Os vencedores do concurso receberam certificados e prêmios especiais. Além dos estudantes, os professores responsáveis pela orientação das redações também foram homenageados, reforçando o papel crucial dos educadores na formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões ambientais.

“Participar desse concurso foi uma experiência incrível, porque me fez refletir ainda mais sobre a importância de proteger a Amazônia e o Cerrado, que são tão fundamentais para o equilíbrio do planeta. Acredito que concursos como esse nos ajudam a entender que, mesmo jovens, podemos fazer a diferença e inspirar outras pessoas a cuidarem do meio ambiente,” afirmou Giovanna Eduarda Moreira Lopes – Ced Incra 08, a vencedora do concurso.

A iniciativa, promovida em parceria entre o Instituto Amazônia no Cerrado, a SEEDF e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), teve como objetivo despertar nos alunos o interesse por temas como sustentabilidade, proteção dos biomas e os impactos das mudanças climáticas.

Para o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, a relevância do concurso vai além do âmbito escolar. “O Cerrado e a Amazônia são patrimônio inestimável de todos nós. Ver jovens se engajando nessas causas com tanto entusiasmo e profundidade nos enche de esperança. Essa geração está mostrando que podemos construir um futuro mais sustentável e respeitoso com os nossos biomas, e iniciativas como essa consolidam essa visão”, afirmou.

“Premiar esses jovens é reconhecer a força da educação para transformar o mundo. Eles nos mostram que a luta pela preservação da Amazônia e do Cerrado está em boas mãos”, destacou Luisa Helena Rocha da Silva, secretária-executiva substituta da Sema-DF.

Os trabalhos premiados demonstraram criatividade, pesquisa e compromisso com a temática ambiental. Segundo a comissão organizadora, a iniciativa também serviu como uma ferramenta de sensibilização dentro das escolas, promovendo debates entre alunos e professores. Ao final do evento, além dos certificados e premiações, os alunos vencedores receberam o reconhecimento pelo papel essencial que desempenham como multiplicadores da mensagem de preservação ambiental.

 

Por Agência Brasília, com informações da Sema-DF | Edição: Ígor Silveira

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