Antenados Blog Esporte Com 6ª maior delegação, DF participa da abertura dos Jogos da Juventude 2024
Esporte

Com 6ª maior delegação, DF participa da abertura dos Jogos da Juventude 2024

Aberta oficialmente na quarta-feira (13), em João Pessoa (PB), competição reúne milhares de jovens de todo o país

 

A cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2024, realizada nesta quarta-feira (13), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, deu início oficial a uma série de disputas em 18 modalidades que movimentarão a capital paraibana até o dia 28. O evento, organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne mais de 4 mil jovens esportistas, incluindo alunos da rede de ensino pública e privada do Distrito Federal.

Um desafio de dança marcou a abertura do evento, reunindo vários medalhistas olímpicos | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Com a sexta maior delegação dos Jogos da Juventude 2024, o DF contará com 214 membros – 168 atletas, 28 técnicos, 12 dirigentes e seis assistentes técnicos. “Essa é a maior delegação que o DF já trouxe para os Jogos da Juventude”, comemorou o chefe da delegação do Distrito Federal, Marcelo Magalhães.

Representação

A cerimônia de abertura foi uma oportunidade para que os estudantes descontraíssem antes do início das competições. O evento teve apresentações musicais, desafio de dança entre os atletas e contou com a presença de diferentes medalhistas olímpicos, como a judoca Beatriz Souza, campeã olímpica em Paris 2024, que acendeu a pira da competição.

Quatro estudantes de escolas públicas do DF representaram a equipe da capital federal ao levarem a bandeira e a placa da unidade federativa até o palco. Um deles foi o aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 412 de Samambaia, Igor Arantes Batista, que competirá no ciclismo de estrada.

“Eu me sinto muito feliz por estar representando o ciclismo de estrada de Brasília, podendo estar vivenciando uma prova dessa que vai unir todo o Brasil com pessoas da minha idade e pessoas que eu nunca vi na vida”, afirmou o jovem.

Competições

Ao longo dos próximos dias, serão disputadas 1.598 medalhas, sendo 499 de ouro, 499 de prata e 600 de bronze. Com idades entre 15 e 17 anos, a maioria dos participantes competirá em diferentes instalações esportivas, incluindo a Vila Olímpica e o Centro de Convenções. Essas instalações vão sediar modalidades como judô, ciclismo, esgrima e ginástica artística, enquanto a orla de Cabo Branco receberá o triatlo, vôlei de praia e as provas de águas abertas.

Para dar suporte aos mais de 4 mil jovens, foram contratados 27 hotéis, totalizando mais de 34 mil diárias de hospedagem, além de uma equipe de 750 treinadores e 558 árbitros, para garantir que tudo ocorra com a maior organização possível.

Os Jogos da Juventude têm como objetivo promover a integração entre estudantes de diferentes regiões do país, além de incentivar a prática esportiva e a formação de novos talentos no cenário nacional. A competição segue até o dia 28 deste mês, com a promessa de revelar grandes talentos para o cenário esportivo brasileiro.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação | Edição: Chico Neto

Sair da versão mobile