Antenados Blog Cidadania Com nova tenda de acolhimento, 7,5 mil pacientes já foram atendidos nas RAs
Cidadania

Com nova tenda de acolhimento, 7,5 mil pacientes já foram atendidos nas RAs

Tenda de Taguatinga começou a operar nesta terça-feira (23). Vicente Pires terá espaço inaugurado nesta quarta-feira (24)

Nas últimas 24 horas, quase mil pacientes foram atendidos nas novas tendas de acolhimento aos pacientes com sintomas de dengue. Os números desta terça-feira (23) se somam aos mais de 6,5 mil atendimentos já contabilizados desde a inauguração das novas unidades de atendimento no último dia 11. Nesta quarta-feira (24), será inaugurada a tenda de Vicente Pires.

Recém-inaugurada, a tenda de Taguatinga, localizada no estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), registrou o menor número de atendimentos (134). A tenda com o maior número de assistências foi a de Planaltina (251), seguida do Guará (167), Gama (155), Ceilândia (145) e Paranoá (143). Das pessoas que receberam atendimento, 340 foram crianças que passaram pelo atendimento pediátrico.

Das tendas já entregues, três delas, localizadas no Guará, Gama e Paranoá, funcionam 24 horas. As de Ceilândia, Planaltina e Taguatinga operam das 7h às 19h. Além das unidades já entregues, mais seis espaços estão em fase de instalação, no Plano Piloto, Águas Claras, Samambaia e Varjão. O objetivo dos espaços é garantir um atendimento mais célere dos pacientes sintomáticos da doença, reduzindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

As unidades funcionam com estrutura semelhante a de hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionadas perto de hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) para garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença, reduzindo assim a pressão sobre o SUS.

Locais das novas tendas de acolhimento a pacientes com sintomas de dengue:

Com funcionamento 24 horas
Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)

Com funcionamento diário, das 7h às 19h
Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP)
Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Samambaia: estacionamento da UBS 7
Varjão: atrás da UBS 1

Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile