Obras foram possíveis devido ao processo fundiário promovido por este GDF na região e executadas pela administração regional da cidade
Após mais de três décadas de espera, sete ruas de São Sebastião receberam asfalto pela primeira vez neste ano. As obras foram possíveis graças à regularização das áreas e executadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da administração regional da cidade. Também foram construídos dois novos estacionamentos, levando mais mobilidade urbana e qualidade de vida para a população.
A pavimentação contemplou extensão de cerca de 2,5 km, sendo duas ruas nas Quadras 201 e 303 do Residencial Oeste, região que também recebeu um estacionamento público de 150 metros lineares, três no Setor Tradicional, uma no Morro Azul e uma no Parque Exposição. O segundo estacionamento foi erguido no bairro São Francisco, com 68 metros lineares. Além disso, duas vias do Centro receberão asfalto ainda neste ano, fechando 2024 com mais nove ruas com pavimento.
Segundo o chefe de gabinete da Administração Regional de São Sebastião, Valmir José da Conceição, as vias e o estacionamento do bairro São Francisco ainda receberão sinalização horizontal, com demarcação de faixas, e meios-fios. Quinze pessoas participaram dos serviços, das quais dez são reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), com apoio de motoniveladora, rolo compactador e caminhões caçamba.
“A população aguardava essas obras há mais de 30 anos. São ruas que nasceram junto com São Sebastião, que completou 31 anos neste ano, e, desde então, essas ruas estavam sem pavimentação. Fizemos o mapeamento das ruas que estão na parte mais antiga da cidade que estão com processo de regularização para executar o trabalho”, pontua Conceição. “É a solução de um problema que se arrastava há anos. Para os moradores, é qualidade de vida e saúde.”
Ter asfalto na porta de casa era o desejo da dona de casa Doralice Costa, 59 anos, desde que se mudou para o Residencial Oeste, em 2006. “Só essa rua que não tinha asfalto aqui na quadra. Era um pedido antigo nosso, trazia muita poeira para casa, mas graças a Deus conseguimos”, revela ela, que mora na cidade desde 1994. “São Sebastião tem recebido muitas coisas boas. Eu mesma tenho visto bastante obra na rua. Outro dia fizeram as calçadas daqui de perto, trocaram as que estavam quebradas por novas. Ficou ótimo.”
O aposentado Ademir Santos, 66, também conviveu com a via não pavimentada por mais de 30 anos. Contente com a obra, ele cita os malefícios que a falta de estrutura causavam à população. “Sofríamos muito com a poeira, (a rua) estava cheia de buracos e os carros não conseguiam passar aqui. Agora acabou, está ótimo para quem anda a pé ou de carro”, conta.
Já o vendedor Diego Costa, 36, trabalha em frente ao novo estacionamento do Residencial Oeste e destaca os benefícios do espaço para o comércio local. “Antes, os clientes vinham fazer algum serviço com a gente e tinham que estacionar no barro, não tinha outra opção. Melhorou muito, chama mais pessoas para cá. Mostra que a cidade está crescendo”, comenta.
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira