Divino do Espírito Santo e João Pereira foram aprovados em concurso em 1973; SES-DF conta com cerca de 30 mil servidores, dos quais 72% são mulheres
Cumprir com rigor e zelo a execução das políticas públicas e a prestação de serviços essenciais à população. Essas são as principais atribuições do servidor público, profissão celebrada neste dia 28 de outubro. Nesta ocasião especial, conheça o empenho de dois servidores públicos mais longevos da Secretaria de Saúde (SES-DF), que se dedicam há mais de 50 anos à saúde pública do Distrito Federal.
João Pereira dos Santos, 71 anos, ingressou na Saúde por meio de concurso em 1973. A evolução da tecnologia e dos processos está entre as mudanças presenciadas por ele ao longo da carreira. “Teve muita evolução desde quando comecei. Antes, a gente abria ficha manual com auxílio de máquina de escrever. Teve uma tarde que fiz 157 fichas à mão. Depois chegou o computador e hoje vemos essa interligação entre os hospitais e informações de pacientes. Foi um salto grande em questão de desenvolvimento”, apontou.
De lá para cá, João passou pelo Hospital São Vicente, Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e Hospital de Base (HBDF). Atualmente, é técnico administrativo do Núcleo de Recepção de Emergência do Hospital Regional do Gama (HRG) e destaca a humanização na gestão. “Às vezes, acontece de o paciente chegar impaciente, mas sendo jeitoso a gente consegue conciliar. Devemos tratar todos com muito respeito. Tem gente que volta para agradecer, ficam agradecidas. A gente procura sempre fazer o melhor. É gratificante poder ajudar ao próximo”, apontou.
Natural de Inhumas, Goiás, Divino do Espírito Santo, 71 anos, chegou a Brasília em 1961, um ano após a fundação da capital. Também foi aprovado no concurso em 1973. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), ele foi responsável pela primeira relação de medicamentos distribuídos aos centros de saúde locais. “Quando chegou a primeira encomenda, fomos entregar em cada centro de saúde que seria inaugurado. Isso me marcou muito”, conta.
Atualmente, Divino é atendente de farmácia na Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga. Na unidade, ele conta que precisa lidar com pessoas, ser educado, prestativo, além de ter muita atenção para ler e interpretar a prescrição indicada nas receitas. “Sempre quis atender e tentar salvar pessoas. Ser servidor é ter responsabilidade em atender ao próximo, sem distinção, com respeito. Amo o que faço, me sinto realizado”, relatou.
Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 29.812 servidores, totalizando mais de 1.041.256 horas de carga horária, sendo 21.440 mulheres, mais de 70%. Entre os cargos da SES-DF estão técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros, administradores, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, cirurgiões-dentistas, contadores, economistas, farmacêuticos, físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, analistas e técnicos em diversas especialidades.