De acordo com o ministério, chegaram menos doses do que o esperado para os 521 municípios
O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (9/2), que vai priorizar a vacinação contra a dengue de crianças de 10 e 11 anos até o fim de março. Conforme mais doses forem chegando, a aplicação será ampliada até os 14 anos.
“É importante vocês saberem que a operação do Ministério da Saúde não vai parar durante o carnaval. Conforme for chegando doses, vamos mandar para os estados”, afirmou a secretaria de vigilância em saúde e ambiente, Ether Maciel.
De acordo com ela, após chegar aos estados, pode demorar entre um e dois dias para iniciar a vacinação nos municípios. O Distrito Federal inicia hoje a aplicação e Goiás, que também recebeu as doses ontem, deve iniciar em até dois dias.
“É uma vitória da ciência. Estamos celebrando muito esse dia, primeira dose da vacina contra a dengue em um sistema público no mundo vai ser feita no Brasil”, ressaltou a secretária.
“Há muito tempo esperávamos uma vacina que tivesse uma efetividade boa contra os sorotipos”, acrescentou.
Maciel ainda contou que há tratativas com a Fiocruz e o Instituto Butantan para agilizar a produção dos imunizantes contra a dengue.
Na última semana, o Butantan publicou relatório final da fase 3 de estudos da vacina que desenvolveu. A previsão é de que ela seja apresentada à Anvisa em setembro deste ano, para iniciar a vacinação em 2025. Diferente da atual Qdenga, a do laboratório é de aplicação em dose única.