Antenados Blog Saúde Devido a estoques críticos, Hemocentro tem senha preferencial para doadores de sangue O negativo
Saúde

Devido a estoques críticos, Hemocentro tem senha preferencial para doadores de sangue O negativo

Medida emergencial está em vigor até o dia 21 deste mês

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou uma medida emergencial para atender à alta demanda de sangue durante o fim de ano. Desta quinta-feira (12) ao dia 21, doadores com tipo sanguíneo O negativo terão atendimento prioritário. A medida busca reforçar os estoques, especialmente do tipo O negativo, considerado universal para transfusões de emergência.

Hemocentro abastece toda a rede pública de saúde do DF, bem como instituições conveniadas | Foto: Divulgação/Fundação Hemocentro de Brasília

“A senha preferencial é uma estratégia que utilizamos quando os estoques de determinada tipagem atingem níveis críticos, como é o caso agora do O negativo”, afirma a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi.

“Precisamos restabelecê-lo aos níveis considerados seguros neste fim de ano e, assim, manter o atendimento integral à toda rede pública de saúde, uma vez que dezembro é marcado por uma queda expressiva no fluxo de doações e, ao mesmo tempo, um aumento de transfusões de urgência, especialmente em decorrência de acidentes”, conclui a gestora.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.

A senha preferencial para doadores O negativo será concedida mediante comprovação do grupo sanguíneo, pelo cadastro no Hemocentro ou por meio de um exame de tipagem sanguínea. A medida busca otimizar o atendimento e priorizar as necessidades emergenciais, garantindo que o Hemocentro possa atender à alta demanda desses pacientes.

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Pessoas que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou que adoeceram recentemente precisam consultar o site do Hemocentro antes.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue.

Quem teve covid-19, por sua vez, precisa dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame.

Já pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

 

Por Agência Brasília, com informações da Fundação Hemocentro de Brasília | Edição: Chico Neto

Sair da versão mobile