Dupla masculina do CEF 11 do Gama conquistou o ouro no vôlei de praia na série cobre da competição
A equipe do Distrito Federal continua se superar e a subir no pódio em diferentes modalidades dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024. Na terça-feira (1º), foi a vez de os meninos do vôlei de praia garantirem o ouro na série cobre. A dupla formada pelos alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, Antônio Cardoso e Murilo Alves, 14 anos, levou a melhor contra os adversários do Amapá. Os atletas do DF também se destacaram na natação nos últimos dias de competição.
Murilo Alves e Antônio Cardoso competiram juntos no vôlei de quadra masculino e conquistaram a medalha de bronze na competição. Para Murilo, levar mais uma medalha para casa, desta vez no vôlei de praia, é um privilégio. “Fiquei muito feliz porque estamos jogando contra atletas que já estão acostumados a esse nível de competição. Conseguir levar mais uma medalha para casa é simplesmente demais”, celebrou.
O estudante falou sobre a diferença entre as duas modalidades disputadas por ele nos JEBs 2024. “Para mim, a diferença é que o vôlei de praia é um pouco mais puxado. Na quadra, a gente não precisa correr tanto, o que facilita um pouco. Além disso, no vôlei de praia jogamos em dupla, então é necessário um entrosamento maior com o parceiro para que tudo ocorra bem”, comentou.
O técnico da dupla e professor de educação física no Centro de Iniciação Desportiva (CID) do Gama, Allisson Rangel, explica a abordagem que usa nos treinos para desenvolver a resistência e a técnica dos atletas. “Nossos treinamentos acontecem duas vezes por semana. Focamos em treinos de força, impulsão e deslocamento na areia. A parte física é fundamental”, contou.
Natação
O final do JEBs também foi marcado pelas disputas nas piscinas. A atleta do CEF 01 do Núcleo Bandeirante, Júlia Massaneiro, 14 anos, disputou os 50 e os 100 metros livres. A aluna não garantiu medalha na competição, mas acumula experiência e amor pelo esporte, que pratica desde os 12 anos por influência da família.
“É o meu terceiro ano nos JEBs. Nadei 50 metros livres, melhorei alguns centésimos e peguei a final B com o segundo tempo. Hoje, posso dizer que amo muito o esporte, comecei por influência do meu irmão, que nada desde 2020. O que vale para a gente é a oportunidade de competir com atletas de alta performance e voltar ainda com mais experiência pra casa”, disse a estudante.
Rodrigo Lacerda Alves, técnico de natação do Sesc em Taguatinga Norte, fala sobre o rendimento dos atletas nos JEBs. “Estamos com 16 atletas, sendo oito meninos e oito meninas. Eles têm se destacado em competições nacionais, sendo finalistas em campeonatos brasileiros. Um exemplo é o Pedro Jaime, que conquistou medalha no Brasileiro no primeiro semestre”, explicou.