Antenados Blog Saúde Dia do Nutricionista é celebrado com evento na Fepecs
Saúde

Dia do Nutricionista é celebrado com evento na Fepecs

Encontro promoveu integração e discussão de temas relevantes para profissionais de nutrição da rede pública de saúde

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) antecipou as comemorações do Dia do Nutricionista, celebrado oficialmente em 31 de agosto, com um evento especial realizado nesta terça-feira (27), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). Organizado pela Gerência de Serviços de Nutrição (Gesnut), o encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre os profissionais que atuam na rede pública de saúde, além de discutir temas relevantes para a área. Atualmente, a rede é composta por cerca de 360 nutricionistas.

O encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre profissionais e discutir temas relevantes na área de nutrição | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Para a gerente da Gesnut, Carolina Gama, a celebração ressalta a importância dos nutricionistas no cuidado à saúde da população. “O nutricionista é um profissional essencial dentro da Secretaria de Saúde. Atuamos em diversas áreas, como atenção primária e secundária, bancos de leite humano, hospitais, atenção domiciliar, gestão e vigilância sanitária. Nosso trabalho abrange desde a promoção da saúde até a regulação dos alimentos, sempre focado na prevenção de doenças, tratamento e reabilitação”, destacou.

A programação incluiu mesas redondas sobre segurança alimentar e nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, nutrição clínica, entre outros. Também ocorreram dinâmicas, sorteios, apresentações de experiências positivas executadas na rede pública de saúde e trabalhos desenvolvidos pelos profissionais em seus mestrados e doutorados.

“Nosso trabalho abrange desde a promoção da saúde até a regulação dos alimentos, sempre focado na prevenção de doenças, tratamento e reabilitação”, destacou a gerente da Gesnut, Carolina Gama (à esquerda)

Um dos trabalhos, apresentado pela nutricionista do Hran, Andréia Duarte, abordou o estigma da obesidade e como profissionais de saúde devem fazer para evitar discursos que culpabilizam os pacientes pelo excesso de peso. “É fundamental que nossas práticas realmente promovam a saúde dessa população, pois o estigma afeta negativamente a saúde física, social e emocional dessas pessoas”, explicou.

 

Por Agência Brasília, com informações da SES-DF | Edição: Saulo Moreno
Sair da versão mobile