Antenados Blog Educação Escs realiza 15ª Semana de Enfermagem com foco na Saúde Planetária
Educação Saúde

Escs realiza 15ª Semana de Enfermagem com foco na Saúde Planetária

Evento reuniu comunidade acadêmica e profissionais para debater os desafios contemporâneos da enfermagem e do cuidado coletivo

 

Em comemoração à Semana Brasileira de Enfermagem, a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF), realiza a 15ª Semana de Enfermagem. Com o tema “Saúde Planetária: desafios e a atuação crítica da enfermagem”, a abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira (14), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), reunindo docentes, discentes, tutores, preceptores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A mesa de abertura contou com representantes da Fepecs, UnDF, Escs, Secretaria de Saúde do DF e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN – seção DF). Durante a cerimônia, a diretora-executiva, Inocência Rocha, destacou que a Semana de Enfermagem “é um momento de celebração, reflexão e, acima de tudo, valorização de uma profissão tão essencial para a saúde e o cuidado com a vida. Temos aqui um espaço de construção coletiva, onde há trocas de experiências e discussão dos desafios e possibilidades da atuação da enfermagem”. Ela também celebrou o desempenho do curso de enfermagem da Escs, que obteve nota máxima no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A diretora da Escs, Viviane Peterle reforçou a atualidade do tema escolhido e destacou o impacto na formação dos novos profissionais. Para ela, as informações sobre o assunto “são essenciais para o futuro que nos espera. Parabenizo vocês pela profissão que escolheram. É sobre o outro, mas também é sobre nós, o que nos move, o que nos incentiva, quais os nossos objetivos, onde a gente quer chegar e de onde a gente partiu”, ressaltou.

Já a coordenadora do curso de enfermagem da Escs Teresa Morais, definiu como corajoso o chamamento da Aben para a discussão do tema da Saúde Planetária, frente ao atual contexto de múltiplas crises e sempre lembrando a luta histórica dos enfermeiros na construção da profissão.

“Questões de raça, gênero e classe impactam diretamente a vivência de enfermeiros, estudantes de enfermagem e cidadãos em geral, nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional”, afirmou. “É fundamental compreender que essas questões nos atravessam profundamente. Não estamos sozinhos — a saída é coletiva”, completou.

Programação

Após a solenidade de abertura, os participantes acompanharam as palestras “Olhar crítico da enfermagem frente às realidade ambientais: desafios e estratégias para um cuidado sustentável e equitativo” e “Conectados e vulneráveis: ODS, juventude e os impactos do mundo digital na saúde planetária”.

A programação incluiu também homenagens para docentes, ex-docentes e servidores que contribuíram significativamente para a formação dos novos profissionais, além da transição da gestão do Centro Acadêmico de Enfermagem da Escs e sorteio de brindes.

As atividades da 15ª Semana da Enfermagem da Escsiniciaram no último sábado (10), com a participação dos estudantes no Workshop “Afogamento e acidente de mergulho em água rasa”, ministrado por representantes do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), e encerram dia 31 de maio no Dia do Lazer.

 

Por Agência Brasília, com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências e Saúde | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile