Antenados Blog Economia Estande na AgroBrasília 2025 incentiva participação feminina no agronegócio
Economia

Estande na AgroBrasília 2025 incentiva participação feminina no agronegócio

Iniciativa da Secretaria da Mulher fomenta a comercialização de produtos das participantes do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado

 

Com o tema Agro, oportunidade para todos, a Secretaria da Mulher (SMDF) está presente na AgroBrasília 2025, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil. A partir desta terça-feira (20), até sábado (24), o Espaço Mulher da SMDF, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), vai oferecer aos participantes do evento informações sobre a rede de acolhimento às mulheres em vulnerabilidade e exposição de artesanato de produtoras rurais do DF.

Também serão realizadas conversas ー na quarta (21) e sexta-feiras (23) ー sobre temas como direitos das mulheres, prevenção à violência de gênero e promoção da saúde feminina, além de distribuição de materiais informativos da secretaria. As mulheres que desejarem poderão receber atendimento psicossocial na Unidade Móvel da SMDF, estacionada ao lado do estande.

Para a vice-governadora, Celina Leão, a participação da Secretaria da Mulher no AgroBrasília reforça o compromisso do GDF com as mulheres que vivem e trabalham no meio rural. “É fundamental garantir que essas mulheres tenham voz ativa na construção de políticas públicas que promovam sua saúde, seus direitos e sua autonomia econômica. Temos trabalhado com seriedade e dedicação para ampliar os espaços de diálogo e assegurar que as ações cheguem até quem mais precisa — inclusive nas áreas rurais, onde o protagonismo feminino cresce a cada dia, “afirma.

As sete expositoras presentes foram selecionadas por meio do cadastro de mulheres do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado. Produtos como mel, sabonetes, arranjos de plantas do cerrado, biojoias, enfeites, panos de prato e papéis artesanais, entre outros, serão oferecidos ao público das 9h às 18h todos os dias da feira.

Sete expositoras foram selecionadas por meio do cadastro de mulheres do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado

“A independência econômica das mulheres rurais é um pilar essencial para romper ciclos de violência e garantir uma vida com mais dignidade e autonomia. Quando investimos na capacitação e na valorização do trabalho dessas mulheres, fortalecemos não apenas suas trajetórias individuais, mas toda a economia local e comunitária,” destaca a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 tem entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR-251, Km 5 – PAD-DF).

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria da Mulher | Edição: Vinicius Nader

Sair da versão mobile