Webinar será na quinta-feira (19), no Hemocentro de Brasília. Inscrições estão abertas
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), promoverá na quinta-feira (19) um webinar com o tema “Assistência hemoterápica no contexto da dengue”. Voltado para equipes multiprofissionais da rede de saúde do Distrito Federal que atuam na atenção hospitalar, o evento será transmitido online, das 14h às 17h, e está com inscrições abertas.
Segundo Bárbara Berçot, diretora da Hemorrede do Hemocentro, com o aumento do número de casos da dengue, observa-se um impacto nas doações de sangue e na demanda transfusional. “Embora as transfusões de sangue sejam recomendadas apenas para casos graves de dengue, no surto ocorrido no início de 2024 notamos um aumento considerável nas requisições de transfusão”, explica.
Berçot acrescenta que, muitas vezes, as requisições de transfusão são feitas sem informações sobre a gravidade do quadro clínico do paciente que justifiquem o procedimento transfusional. A falta desses dados traz riscos para a assistência hemoterápica segura e prejudica o gerenciamento dos estoques de hemocomponentes, que já ficam comprometidos com a redução nas doações. “Por isso, é fundamental tratar desse tema com as equipes de assistência e com os médicos prescritores de transfusão, para garantir a segurança e a eficiência do processo transfusional”, completa.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Programação
- 14h – Abertura, com Osnei Okumoto (presidente da FHB);
- 14h15 – Contexto da assistência hemoterápica na dengue no Distrito Federal. Palestrante: Bárbara Berçot;
- 14h45 – Impacto dos surtos e epidemias de dengue na doação de sangue e nos estoques de hemocomponentes. Palestrante: Kelly Barbi (Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores/FHB);
- 15h15 – Conduta transfusional para pacientes com dengue. Palestrante: Marcelo Jorge (Unidade Técnica/FHB);
- 15h45 – Relato de experiência: Assistência hemoterápica na dengue em agência transfusional. Palestrante: Luciana Ferreira (médica responsável técnica) e Caio Nery (supervisor da FHB);
- 16h15 – Epidemiologia da dengue e consequências para a transfusão e hemovigilância. Palestrante: Simone Haddad (Hemocentro de Ribeirão Preto).
Por Agência Brasília, com informações do Hemocentro | Edição: Vinicius Nader