Equipes de diferentes órgãos atuam na limpeza da via e das bocas de lobo, após as fortes chuvas que atingiram o DF; por ora, trânsito na região está interrompido
O Governo do Distrito Federal (GDF) montou, nesta quinta-feira (17), uma força-tarefa emergencial para limpeza da via e desobstrução das bocas de lobo nos três viadutos da 102/202 Norte. O objetivo é mitigar os impactos à população, depois das fortes chuvas que atingiram o DF na quarta-feira (16).
A ação, que une a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o GDF Presente e a Administração do Plano Piloto, conta com o trabalho de 30 pessoas. Segundo o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro César, as tempestades arrastaram terra e folhagens para as bocas de lobo, o que causou a obstrução.
“A Novacap enviou os caminhões de sucção, que são caminhões hidrojato com capacidade de puxar tudo o que tem na boca de lobo, terra, lama… Ele está fazendo toda essa limpeza, retirando a terra, e nós estamos rastelando toda a grama para não descer mais nada”, explicou.
Ainda conforme o coordenador, quatro caminhões carregados de terra e inservíveis — como galhos e folhas — foram retirados do local. Por ora, o trânsito na região está interrompido, o que é feito por equipes do Departamento de Trânsito (Detran-DF).
“Nossas equipes estão na rua constantemente para serviços diários de rotina, porém sempre prontas para atender demandas emergenciais”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Entre terça e quarta-feira, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Plano Piloto registrou um acumulado de 67,7 mm de chuva. Nesta quinta, o DF segue sob alerta de perigo potencial para chuvas intensas, com chance de precipitações de até 50 mm por dia e ventos que podem chegar a 60 km/h.