Antenados Blog Avisos GDF amplia ações de defesa sanitária animal com nova equipe gestora
Avisos Saúde

GDF amplia ações de defesa sanitária animal com nova equipe gestora

Nova estrutura reúne órgãos públicos, instituições de pesquisa e representantes do setor agropecuário para fortalecer a defesa sanitária e ampliar ações de proteção dos rebanhos no Distrito Federal

 

A prevenção de doenças nos rebanhos do Distrito Federal ganha uma nova estrutura de articulação. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) instituiu a Equipe Gestora Distrital de Saúde Animal (Egesa-DF), que terá a missão de planejar ações, acompanhar estratégias sanitárias e propor medidas para prevenir, controlar e erradicar doenças animais. A criação foi oficializada pela Portaria nº 398, de 23 de outubro, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (27).

A nova equipe substitui a Equipe Gestora Distrital de Febre Aftosa (Egefa-DF), incorporando suas atribuições e ampliando o escopo de atuação para outros temas relacionados à defesa sanitária animal no Distrito Federal. A iniciativa busca fortalecer a integração entre os diferentes setores envolvidos na produção agropecuária e contribuir para a proteção da saúde animal.

“Com a criação da Equipe Gestora, ampliamos a integração entre os órgãos públicos, as instituições de pesquisa e o setor produtivo, fortalecendo a proteção dos rebanhos e a segurança sanitária. É um trabalho estratégico para garantir melhores condições aos produtores rurais e promover o desenvolvimento do setor agropecuário do DF”, destaca o secretário de Agricultura, Rafael Bueno.

A nova equipe substitui a Equipe Gestora Distrital de Febre Aftosa (Egefa-DF), incorporando suas atribuições e ampliando o escopo de atuação para outros temas relacionados à defesa sanitária animal no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Seagri-DF
A nova equipe substitui a Equipe Gestora Distrital de Febre Aftosa (Egefa-DF), incorporando suas atribuições e ampliando o escopo de atuação para outros temas relacionados à defesa sanitária animal no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Seagri-DF

Atuação integrada

A equipe gestora será composta por representantes do Serviço Veterinário Oficial da Seagri-DF, da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal/Mapa, da Emater-DF, da Fape-DF, de instituições de ensino e pesquisa, de produtores rurais e de outros setores da sociedade civil. Poderá contar, mediante autorização da coordenação, com especialistas e representantes de entidades do setor produtivo, atuando na articulação e no desenvolvimento de estratégias conjuntas para fortalecer a saúde animal e as políticas públicas de sanidade, conforme as necessidades da cadeia produtiva.

 “O fortalecimento do diálogo entre os órgãos de defesa agropecuária, as instituições de pesquisa e os produtores rurais é fundamental para avançarmos na prevenção e no controle de doenças animais, favorecendo a construção de estratégias alinhadas às necessidades da atividade pecuária e às diretrizes sanitárias nacionais”, destaca o subsecretário de Defesa Agropecuária, Vinícius Campos.

Diversidade de temas

Além de dar continuidade às ações de vigilância da febre aftosa, a equipe poderá propor medidas para o controle e a erradicação de doenças como brucelose, tuberculose e raiva dos herbívoros, além de acompanhar a encefalopatia espongiforme bovina e a identificação individual de bovinos e búfalos.

A agenda também inclui a sanidade de pequenos ruminantes, suínos, aves, animais aquáticos e abelhas, a preparação para emergências zoossanitárias, o monitoramento da resistência aos antimicrobianos, as boas práticas de manejo e o bem-estar animal. Outro tema será o conceito de Uma Só Saúde (One Health), que integra a saúde humana, animal e ambiental na prevenção e no enfrentamento de riscos sanitários.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) | Edição: Igor Silveira

Sair da versão mobile