Antenados Blog Cidadania GDF fortalece ações de reciclagem tecnológica
Cidadania Meio Ambiente

GDF fortalece ações de reciclagem tecnológica

Portaria conjunta entre Sema e Secti estabelece colaboração para ampliar a logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no DF

 

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo importante em direção à sustentabilidade e à inovação. Por meio de portaria conjunta, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) formalizaram uma parceria estratégica para fortalecer a logística reversa e a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos no DF.

O acordo prevê o intercâmbio de informações técnicas entre as pastas, o apoio ao programa Reciclotech, a realização de campanhas de conscientização ambiental e o estímulo à pesquisa e inovação em tecnologias de reaproveitamento de resíduos. A parceria também busca facilitar a articulação com instituições de ensino e empresas do setor para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e a realização de eventos conjuntos de coleta e sensibilização junto à comunidade.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, a iniciativa também fortalece a inovação como ferramenta de transformação socioambiental. “Queremos impulsionar o desenvolvimento de tecnologias que deem novo destino ao lixo eletrônico, gerando oportunidades, conhecimento e sustentabilidade”, afirma.

“A destinação correta de resíduos tecnológicos é um desafio crescente e unir esforços com a Secti-DF nos permite ampliar o alcance das nossas ações e levar mais educação ambiental para a população”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

A parceria não implica repasse direto de recursos entre as secretarias, mas possibilita a captação de emendas parlamentares e outras formas de financiamento para projetos conjuntos. A portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile