Antenados Blog Cidadania GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços gratuitos do governo para Brazlândia
Cidadania

GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços gratuitos do governo para Brazlândia

Destaque desta edição foi a iniciativa que concedeu exames oftalmológicos e óculos de grau a idosos; população também pôde atualizar documentos e até cortar o cabelo

 

Atualizar documentos, receber orientação jurídica e até cortar o cabelo. Moradores de Brazlândia puderam contar com esses e diversos outros serviços perto de casa, nesta sexta-feira (7) e sábado (8), quando o projeto GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), chegou à região.

YouTube video player

A estrutura itinerante foi montada na Vila São José, Quadra 36, ao lado do Restaurante Comunitário. No local, a população teve acesso a atendimentos da Sejus, do Na Hora e da Polícia Civil, além de vacinação, serviços para pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas à beleza e ao bem-estar.

Um dos destaques desta edição foi o projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade. A iniciativa, que será realizada ao longo de sete meses, tem como objetivo atender 3.500 pessoas idosas, oferecendo exames oftalmológicos completos e óculos gratuitos.

Um dos destaques desta edição foi o projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade. A iniciativa, que será realizada ao longo de sete meses, tem como objetivo atender 3.500 pessoas idosas, oferecendo exames oftalmológicos completos e óculos gratuitos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“A cada edição a gente traz uma coisa a mais para dar mais robustez a esse serviço público que é específico para as pessoas em vulnerabilidade social nas cidades que a gente visita de 15 em 15 dias. Então, hoje nós estamos lançando esse projeto de exame de vista e fornecimento de óculos para as pessoas 60+, nós atendemos aqui aproximadamente 200 idosos na sexta e no sábado e já fornecemos os óculos. Isso é mais um serviço que a população pedia muito, [havia] a necessidade de ter esse acesso aos óculos, ao exame de vista perto de casa”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A aposentada Terezinha Rodrigues, 68 anos, foi uma das beneficiadas pela iniciativa. “Estou feliz por mim, pela minha consulta, e feliz por toda a população de Brazlândia. Encontrei gente ali na fila com exames para fazer há dois anos e hoje fez tudo. Estou saindo com meu óculos, minha consulta e estou feliz”, celebrou.

“A cada edição a gente traz uma coisa a mais para dar mais robustez a esse serviço público que é específico para as pessoas em vulnerabilidade social nas cidades que a gente visita de 15 em 15 dias”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A artesã Tatiane da Silva, 33, aproveitou o GDF Mais Perto do Cidadão para tirar a segunda via da carteira de identidade: “Achei um atendimento muito rápido, muito bacana, o pessoal muito educado, elogio muito o atendimento. E mais próximo da minha residência também, não precisou deslocar para outro lugar mais longe para poder fazer então um serviço”.

Já o casal de produtores rurais Lucas do Prado e Engel Magalhães garantiu a inscrição na próxima edição do Casamento Comunitário, marcada para 23 de março. “A gente participa do projeto GDF Mais Perto do Cidadão como expositores, sempre acompanha e já tem seis anos que a gente namora. Aí eu falei: ‘Vamos lá, amor, vamos aproveitar a oportunidade’”, contou ela. “Não achei que fosse tão fácil assim, achei que fosse mais burocrático, mas realmente é muito fácil, super desenrolado, muito rápido e de graça”, emendou ele.

A aposentada Terezinha Rodrigues, 68 anos, foi uma das beneficiadas pela iniciativa Um Novo Olhar Para a Melhor Idade

Criado em 2023 pelo Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é organizado em eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação, e Esporte e Lazer. Periodicamente, a Sejus mobiliza equipes de diversos órgãos do DF para prestar atendimentos em diferentes cidades da capital do país ao longo de dois dias. Esta foi a 46ª edição do evento que, em 2025, já passou também por Planaltina e Sobradinho. Desde a sua criação, o programa soma mais de 300 mil atendimentos.

Saúde

Como vem ocorrendo nos últimos meses, o GDF Mais Perto do Cidadão foi simultaneamente com o Saúde Mais Perto do Cidadão. No mesmo local, a população de Brazlândia pôde contar, desde quarta-feira (5), com atendimentos gratuitos de saúde, como consultas nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

A secretária escolar Jaqueline Dias, 44, foi à estrutura e deixou todos os exames em dia. “Eu procurei mais na área preventiva, fiz uma ecografia da mama e uma cistoscopia ontem. Hoje já recebi o resultado dos dois exames e estou aguardando o oftalmologista. O atendimento é muito bom”, exaltou.

A edição de Brazlândia foi a do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, que conta com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Máximo e já registrou mais de 174 mil atendimentos desde a criação, em agosto do ano passado.

 

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile