Antenados Blog Cidadania Mais 25 novos ônibus reforçam a mobilidade na região norte do DF
Cidadania Mobilidade

Mais 25 novos ônibus reforçam a mobilidade na região norte do DF

Entrega da Viação Piracicabana vai atender passageiros de Sobradinho, Planaltina, Varjão, Lago Norte, Cruzeiro e Plano Piloto; até o final do ano, toda a frota do DF deve ser renovada

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana. Nesta segunda-feira (26), mais 25 novos ônibus da Viação Piracicabana foram entregues para atender os passageiros de Sobradinho, Planaltina, Varjão, Lago Norte, Cruzeiro, Plano Piloto e Sobradinho. Com os 40 veículos entregues em julho e mais 60 que chegarão em breve, serão 125 novos ônibus a beneficiar quem utiliza o transporte público nessas regiões.

Os novos ônibus possuem tecnologia Euro 6, que regula emissões de poluentes com a redução significativa de emissão de gases nocivos ao meio ambiente. No quesito segurança, contam com controle de estabilidade e sistema de torque que impede aceleração inadequada | Fotos: George Gianni/VGDF

A vice-governadora Celina Leão ressalta que a entrega desses ônibus faz parte do transporte público em todo o DF, que envolve também uma série de obras, como a terceira faixa da BR-020, em Planaltina, por onde circulam cerca de 80 mil veículos diariamente. A modernização da frota, avalia, também leva em consideração o cuidado do GDF com o meio ambiente.

“Desde o primeiro dia de gestão, nosso governador Ibaneis Rocha está investindo na infraestrutura do DF para garantir a mobilidade na nossa cidade, uma questão prioritária para a nossa gestão. E com os novos ônibus, teremos a frota mais sustentável do país, com tecnologia que reduz drasticamente a emissão de poluentes. Tudo isso sem aumentar tarifa”, destaca.

De acordo com a vice-governadora Celina Leão, a entrega desses ônibus faz parte de um conjunto que envolve também uma série de obras, como a terceira faixa da BR-020, em Planaltina

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explica que os ônibus vão permitir ampliar a oferta de horários e linhas, principalmente nas regiões que mais precisam desse reforço – como o bairro Nova Colina -, assim como ajustes de linhas e horários em Sobradinho II.

“Até o final do ano, contando com as demais regiões, serão mais de 400 ônibus entregues. E a nossa frota se consolida como a menos poluente e a mais nova do Brasil. A média de idade será de menos de três anos e meio, muito nova e moderna”, afirma.

Os 25 ônibus entregues em Sobradinho têm capacidade para 80 passageiros, sendo 38 sentados e 42 em pé

A dona de casa Sabrina Ribeiro, moradora da Fercal, de 21 anos, mãe de três filhos de 6, 4 e 1 ano, conta que sempre usa o transporte público. Ela acredita que o reforço na frota ajudará muito. “Vai ajudar bastante, principalmente, para mim que preciso ir para a casa da minha avó com as crianças. Vai ser muito bom”, afirma.

Até o final do ano, com a expectativa de entregar mais de 400 ônibus em todo o DF, estará garantida a renovação de toda a frota de 3 mil ônibus que circulam na capital. Cerca de 2,7 mil ônibus já foram substituídos. Tudo isso sem aumentar as passagens e com uma frota média de apenas três anos e meio.

 

Por Ana Paula Siqueira, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno
Sair da versão mobile