Cidadania The Best

A Páscoa Inesquecível da Ju

Conheça a história da jovem que teve sua vida transformada pelo Centro de Juventude

Ju: mudança de vida após o curso
gratuito no Centro de Juventude
| Foto: Sejuv

Fala galerinha! Sejam bem-vindos”, declara com muita empolgação o instrutor cultural e chef de cozinha dos Centros de Juventude (CJs) Eduardo Henrique, ao recepcionar os alunos de mais uma turma da Oficina Cozinha de Sucesso promovidas pelos CJs.

Mantendo a energia das boas-vindas, o professor Edu, como costuma ser chamado, ensina muito mais do que receitas para os jovens que participam de suas aulas. Com sua vasta experiência, dinâmica, muita dedicação e ingredientes simples, Edu tem despertado seus alunos para o empreendedorismo e a mudança de vida.

É o caso de Jussara Cristina da Silva, 28 anos, mãe de dois filhos, moradora da Cidade Ocidental e que conheceu o Centro de Juventude por indicação de sua prima Tainá.

Assim como muitos brasileiros, Jussara também perdeu o seu emprego por conta da pandemia. A jovem trabalhava como auxiliar de limpeza no aeroporto de Brasília e foi dispensada em setembro por conta da pandemia do coronavírus.

“Para mim foi o pontapé que faltava, porque eu não tenho faculdade e a maioria dos cursos ofertados são pagos, eu não teria condições de fazer. Mas por causa do Centro de Juventude eu estou tendo essa oportunidade”Jussara Cristina da Silva, aluna

Com dois filhos pequenos para criar, ela conta que começou a fazer pão de mel para garantir o sustento da família. “Eu não podia ficar parada, então procurei na internet alguma receita simples e barata que eu pudesse fazer e comecei a vender para amigos próximos e parentes mesmo, mas era bem pouco”, conta.

Sabendo de sua situação, a prima de Jussara falou dos cursos oferecidos pelos Centros de Juventude e foi quando uma chave virou. “Eu não fazia nem ideia de que poderia aprender tanto e de graça. O primeiro curso que fiz foi o Cozinha de Sucesso – Especial de Natal no final do ano passado e foi ali que eu vi o que queria fazer, mas até então eu não sabia como. Para mim foi o pontapé que faltava, porque eu não tenho faculdade e a maioria dos cursos ofertados são pagos, eu não teria condições de fazer. Mas por causa do Centro de Juventude eu estou tendo essa oportunidade”.

Embora sejam virtuais, a dinâmica adotada pelo professor nas aulas possibilita o aprendizado nesse novo formato. As oficinas abordam temas como marketing, precificação, delivery, técnicas básicas de cozinha, de higiene, informações sobre embalagens, além de receitas que fazem sucesso e são facilmente comerciáveis.

E foi com esse conhecimento que Jussara se sentiu segura para realmente empreender. “Eu comecei a fazer pão de mel, mas eu não tinha muita noção de como vender ou alcançar mais clientes, era algo que fazia mais para conhecidos, mas depois que eu participei das oficinas, aprendi a realmente a vender o meu produto e não só fazer. O professor Edu ensina tudo para gente, desde como devemos tratar o cliente a como colocar o preço nos produtos”, declara.

O pão de mel da Ju| Foto: Sejuv

O professor Edu confirma a evolução de Jussara nas oficinas. “Aluna super destaque. Faz todas as atividades em tempo real junto comigo. É muito participativa, sempre tirando dúvidas e compartilhando fotos do que está fazendo”, comenta orgulhoso.

“Saber que, pelo Centro de Juventude, durante uma pandemia, talvez no cenário mais desfavorável de todos, a Ju agarrou essa oportunidade e está empreendendo é fantástico. E exatamente para que mais histórias como a da Ju possam ser vividas e contadas que a Sejuv não parou e tem buscado cada vez mais maneiras de alcançar outros jovens. E quando tudo isso passar, porque vai passar, quero poder encontrar o professor Edu e a Ju para celebrarmos essa grande vitória”, declarou o secretário de Juventude do Distrito Federal, Kedson Rocha.

Além das Oficinas de Cozinha de Sucesso, Jussara também é aluna do curso profissionalizante de assistente administrativo ofertado pelos CJs. “Eu estou aproveitando ao máximo todas as oportunidades que o Centro de Juventude está me dando e estou vendo o resultado na minha vida dia após dia com tudo que tenho aprendido. Parece um sonho o que estou vivendo, nunca pensei que estaria dando uma entrevista falando do meu trabalho. Obrigada por acreditarem em mim’, finaliza emocionada.

Leia também

Centro de Juventude do DF oferece cinco cursos e oficinas

Com todo conhecimento adquirido, a jovem, antes desempregada, agora é empreendedora e criou a Bom Ju Doçuras, que conta com um perfil no Instagram, o @bomju.docuras, onde divulga seu trabalho com lindas fotos de dar água na boca.

*Com informações da Sejuv